
Em 1841, leitores empolgados lotavam as docas de Nova York para perguntar aos viajantes ingleses se Little Nell, do livro "A Loja de Antiguidades" de Dickens, havia morrido. Em 2014, eles usam seus celulares para acompanhar a história de Tessa e Harry, que se conhecem no primeiro dia da faculdade.
Regularmente, Anna Todd usa o Wattpad, um aplicativo para publicar histórias, para disponibilizar um novo episódio desse tórrido casal. O capítulo 278 de "After" saiu em meados de março, momentos depois que Todd, de 25 anos, terminou de escrevê-lo. O primeiro comentário surgiu 13 segundos depois que o texto foi publicado. No dia seguinte, havia 10 mil comentários. "After" tem mais de um milhão de leitores, segundo o Wattpad.
A tecnologia transforma a escrita de ficção, antes a mais solitária e exigente das artes, em algo próximo do oposto social e informal. O Wattpad é o líder deste novo ambiente de narrativa, com mais de dois milhões de escritores produzindo 100 mil de textos por dia para 20 milhões de leitores numa rede social internacional.
"Agora que todos receberam permissão para ser criativos, novas formas de contar histórias, de ser entretido, estão sendo inventadas", afirmou Charles Melcher, consultor de publicações. "Muitas pessoas estão lamentando o fim do romance, mas acho que ele está apenas evoluindo".
Grande parte dos trabalhos mais populares é voltado à mulheres jovens. Quase todos os escritores serializam o conteúdo. "Duas mil palavras equivalem a 10 minutos de leitura", disse Allen Lau, presidente da Wattpad, numa entrevista. "Isso torna a história mais digerível, algo que pode ser feito enquanto se está numa fila".
Os escritores não são pagos por seu trabalho. "A maior prioridade são meus fãs", disse Rebecca Sky, cujo romance paranormal "The Love Curse" atraiu um público entusiasmado em 2012. "Se você pode ir a uma editora e dizer "Eu tenho 15 mil fãs, isso conta mais do que um desconhecido que sai de casa com um manuscrito perfeito".
O Wattpad permite que os leitores enviem mensagens privadas ao autor, votem num texto ou se tornem um fã oficial de certo escritor. Os usuários também podem dedicar um capítulo de seu próprio romance a outros escritores, produzir capas para livros e criar homenagens no YouTube e no Pinterest.
É possível também montar um elenco para sua história favorita como se fosse produzir um filme. Há algum tempo já é possível inserir comentários diretamente no texto, que podem ser vistos por todos os leitores. Dá até mesmo para patrocinar um escritor. indústria tradicional da editoração está de olho.
"As editoras não possuem formas eficazes de exibir a paixão de um fã", afirmou Dominque Raccah, diretora executiva da Sourcebooks. "O Wattpad permite que os leitores agreguem à história, e lhes oferece muitos outros pontos de acesso". Até agora, a Wattpad tem um patrocínio pequeno. "Quando tivermos um bilhão de usuários, haverá um milhão de formas de ganhar dinheiro", argumentou Lau. Uma delas poderá ser representar escritores populares como seus agentes. A Wattpad está fazendo isso com Anna Todd, indo atrás de contratos para "After".
Por enquanto, o Wattpad é um meio de divulgação para escritores. Ali Novak, escritora de 22 anos do Wisconsin, publicou quatro romances na plataforma. O maior sucesso de Novak, "My Life With the Walter Boys", foi publicado no mês passado como livro de bolso pela Sourcebooks. Apesar de todo o imediatismo da escrita online, os velhos formatos ainda têm grande força. "Eu sempre sonhei em ver meu livro na Barnes & Noble, encontrá-lo numa prateleira e segurá-lo em minhas mãos", disse ela. "E nunca conseguiria fazer isso com o Wattpad".



