• Carregando...
Nicolas Sarkozy, em foto de novembro de 2016. O ex-presidente francês foi condenado por financiamento ilegal de campanha
Nicolas Sarkozy, em foto de novembro de 2016. O ex-presidente francês foi condenado por financiamento ilegal de campanha| Foto:

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy foi condenado nesta quinta-feira a um ano de prisão, que poderá cumprir em casa, por financiamento ilegal da campanha de 2012, que o levou à chefia do governo.

Esta é a segunda sentença ditada contra o político em pouco mais de seis meses. Em março deste ano, Sarkozy foi condenado por corrupção ativa e tráfico de influências e recebeu pena de três anos de prisão, sendo dois suspensos de cumprimento.

Hoje, a justiça francesa considerou que o presidente entre 2007 e 2012 se beneficiou de um sistema montado para que fossem superados os limites de gastos de campanha impostos pelas leis da França.

No caso, Sarkozy teria superado em mais de 20 milhões de euros (R$ 125,7 milhões) o teto estipulado, que é de 30 milhões de euros (R$ 188,6 milhões), o que foi possível a partir de um sistema ilegal que teve envolvimento da empresa Bygmalion, que dá nome ao caso.

A pena imposta na audiência de hoje foi superior a solicitada pelo Ministério Público do país, que havia pedido um ano de prisão, com seis meses isentos de cumprimento.

Sarkozy não participou da sessão de leitura do veredito, diferente de outros acusados no caso, que foram condenados por fraude, desvio de dinheiro e financiamento ilegal de campanha eleitoral.

A defesa alegava que o ex-presidente desconhecia os detalhes financeiros da própria campanha. Os juízes, no entanto, afirmaram que era obrigação do candidato à reeleição saber informações sobre o assunto.

Inclusive, a sentença lembra que Sarkozy já havia sido advertido em duas ocasiões por especialistas contábeis de que o teto havia sido ultrapassado, mas que, apesar disso, os gastos elevados persistiram.

Ao todo, 14 pessoas foram condenadas hoje, entre integrantes da campanha ou pessoas ligadas à Bygmalion.

Além da condenação em março, por ter tentado obter informações confidenciais de um juiz, com a promessa de ajudá-lo a ocupar um cargo mais alto, Sarkozy foi indiciado em 2018 por financiamento ilegal de campanha, por, em 2007, ter recebido dinheiro do regime da Líbia, então liderado por Muammar Gaddafi

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]