Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desaparecidas

Nigéria faz acordo com Boko Haram para libertar meninas sequestradas

As meninas foram sequestradas em uma escola na cidade de Chibok, no nordeste do país, em abril, causando grande comoção e esforços pela sua libertação

O governo e o Exército nigerianos anunciaram nesta sexta-feira (17) um acordo com o grupo islamita Boko Haram para que libertem as mais de 200 estudantes sequestradas em abril. Também foi declarado um cessar-fogo.

"Um acordo foi concluído entre o governo federal da Nigéria e o Boko Haram", declarou o chefe do Estado-Maior, o marechal Alex Badeh.

As meninas foram sequestradas em uma escola na cidade de Chibok, no nordeste do país, em abril, causando grande comoção e esforços pela sua libertação.

O primeiro-secretário da Presidência, Hassan Tukur, afirma ter representado o governo nigeriano em duas reuniões com os insurgentes islâmicos no Chade, sob a mediação do presidente do Chade, Idriss Deby.

"Boko Haram declarou um cessar-fogo após negociações", afirmou Tukur, acrescentando que o anúncio foi feito quinta-feira à noite.

Alguns manifestaram dúvidas sobre tal acordo, que ocorre no momento em que o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, deve anunciar sua candidatura à reeleição em fevereiro, e onde as questões de segurança estão no centro do debate político.

O Boko Haram, cujo nome significa "a educação ocidental é um pecado", já matou milhares de pessoas em uma insurgência que já dura cinco anos na Nigéria.

Várias tentativas de conversas com o grupo feitas previamente não alcançaram acordos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.