Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Venezuela

“Manchado de sangue”, “pobre Nobel”: chavistas se desesperam com prêmio a María Corina

Os chavistas Diosdado Cabello e Delcy Rodríguez, em evento em Caracas em novembro (Foto: Miguel Gutiérrez/EFE)

Ouça este conteúdo

Aliados do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, se revoltaram com o prêmio Nobel da Paz a María Corina Machado, que foi entregue nesta quarta-feira (10) em cerimônia em Oslo, ainda que a líder oposicionista não tenha participado do evento (mas está a caminho da Noruega).

A vice-presidente executiva da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse em sessão da Assembleia Popular pela Soberania e Paz, transmitida pela emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV), que a cerimônia em Oslo foi um “velório”, um “fracasso total” e “um prêmio manchado de sangue”.

“Quem se reuniu naquela premiação? Aqueles que levantaram as mãos a favor do genocídio contra o povo palestino. Eles foram lá para aplaudir um prêmio sangrento (...). Os genocidas que compareceram à cerimônia do Prêmio Nobel da Paz só serviram para desacreditar ainda mais um prêmio que já está bem desacreditado”, afirmou Rodríguez, segundo informações da agência EFE.

Na terça-feira (9), o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o chavista Jorge Rodríguez (irmão da vice de Maduro), já havia menosprezado o prêmio a María Corina, reconhecida pela sua luta por democracia no país sul-americano.

“Pobre paz, pobre Prêmio Nobel, concedido a alguém que defende a invasão da Venezuela, que pede ações militares e que celebra o assassinato de seres humanos no Mar do Caribe”, afirmou o chavista, mencionando a operação militar dos EUA contra o narcotráfico no Mar do Caribe e no Oceano Pacífico.

Na segunda-feira (8), o secretário-geral do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, número 2 do chavismo, já havia criticado o Nobel da Paz, ao dizer que o prêmio é “um leilão” concedido “ao maior lance”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.