• Carregando...
 | Jonathan Nackstrand/AFP
| Foto: Jonathan Nackstrand/AFP

O britânico-americano Oliver Hart e o finlandês Bengt Holmstrom foram anunciados nesta segunda-feira (10) como os vencedores do prêmio Nobel de Economia por seus trabalhos sobre a teoria do contrato.

“Os premiados deste ano desenvolveram a teoria do contrato, um amplo marco de análises dos múltiplos aspectos do contrato, como a remuneração dos executivos com base em sua performance, as franquias, os copagamentos nos seguros ou a privatização do setor público”, explicou o júri.

Esforços de pacificação com as Farc rendem Nobel da Paz a Juan Manuel Santos

Leia a matéria completa

Oliver Hart, nascido em 1948 em Londres, obteve seu doutorado na universidade americana de Princeton em 1974. Atualmente ensina Economia em Harvard.

Bengt Holmström, nascido em 1949 em Helsinque, é formado pela universidade californiana de Stanford e ensina no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

“Estou agradecido ao comitê” Nobel, reagiu Bengt Holmström, membro estrangeiro da Academia Real de Ciências da Suécia, que entrega o prêmio Nobel de Economia.

O prêmio foi concedido no ano passado a Angus Deaton, também britânico-americano, por sua análise dos padrões do consumo, da pobreza e do bem-estar, e sua demonstração de que o acúmulo de riqueza não é necessariamente paralelo à melhora do bem-estar.

O prêmio de Economia, oficialmente denominado “Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em memória de Alfred Nobel”, é o penúltimo desta temporada Nobel, depois dos de Medicina, Física e Química anunciados em Estocolmo, e do Nobel da Paz anunciado na sexta-feira passada em Oslo.

O nome do premiado com o Nobel de literatura será anunciado na quinta-feira (13).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]