• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O alemão Gerhard Ertl ganhou o Prêmio Nobel de Química deste ano por seus estudos pioneiros sobre os processos da chamada química de superfícies, que foram determinantes para a evolução de uma série de setores industriais, como a automação. Segundo destacou a Real Academia de Ciências Sueca, que concede a premiação, suas pesquisas ajudam a compreender fenômenos tão distintos como a oxidação do ferro, o funcionamento de um catalisador de automóvel e até explicar a destruição da camada de ozônio - já que alguns dos processos determinantes para essa reação se produzem na superfície de pequenos cristais de gelo.

A academia afirmou que "suas descobertas ofereceram as bases científicas para a química de superfície moderna: sua metodologia é usada tanto na pesquisa acadêmica quanto no desenvolvimento industrial de processos químicos". O comunicado do Nobel destacou ainda a dificuldade de realizar os estudos, que dependem de equipamentos capazes de revelar como se comportam camadas individuais de átomos e moléculas na superfície de um metal, por exemplo, e de uma combinação precisa de diferentes técnicas experimentais.

Ao saber do prêmio, Ertl, que celebra seus 71 anos nesta quarta-feira, disse que este foi seu segundo presente de aniversário e que ficou sem palavras. O alemão contou que havia perdido as esperanças de receber o prêmio neste ano depois de seu compatriota Peter Grünberg conquistar na véspera o Nobel de Física - junto com o francês Albert Fert.

- Espero que este prêmio não mude muito a minha vida, embora todos os ganhadores tenham me dito que isso acontece - contou.

Ertl foi um dos primeiros químicos a aproveitar tecnologias que se utilizam principalmente nas indústrias de semicondutores. Essa especialidade começou a ser desenvolvida nos anos 1960. O cientista alemão criou uma metodologia demonstrando como diferentes procedimentos experimentais podem ser usados para obter um quadro completo de uma reação química.

Entre as principais aplicações de seus estudos estão a indústria de fertilizantes, para qual um dos processos desenvolvidos por Ertl tem enorme impacto econômico. Seu método permite a extrair do ar o nitrogênio usado na indústria, que é de acesso restrito. A pesquisa do cientista alemão sobre oxidação de monóxido de carbono na platina também tem grande importância, já que a reação acontece no catalisador de carros para reduzir emissões de gases.

Ele receberá o prêmio de prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,54 milhão) em 10 dezembro, quando os premiados em outras áreas também receberão o mesmo valor.

Além dos prêmios de Química e Física, na segunda-feira, foram divulgados os nomes dos ganhadores do Nobel de Medicina: Mario Capecchi, Oliver Smithies e Martin J. Evans que, em suas pesquisas, desenvolveram o método que permite a manipulação de genes específicos em camundongos de laboratório, com ajuda de células-tronco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]