Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Linhagem

Nora de bin Laden não é britânica, diz jornal

A nora de Osama bin Laden que ficou famosa esta semana por sua suposta origem britânica, é, na verdade, árabe e muçulmana de nascimento, revela neste sábado (13) o jornal egípcio "Daily Star".

A publicação reproduz uma entrevista do site "Alarabiya.net" na qual a mulher se identifica como Zeina ben Mohamed al-Sabah e afirma ser da linhagem da família governante do Kuwait, todos eles de sobrenome Sabah.

A famosa nora, identificada como Jane Felix Browne pelo jornal "The Times", que apresentou a história no dia 11, não esclarece totalmente se possui nacionalidade britânica ou se é filha de mãe britânica.

"Meu pai veio para a Inglaterra em 1946", diz, se negando, em seguida, a fornecer outros detalhes sobre sua ascendência. "Não quero falar de minhas origens e as pessoas não têm por que se ocupar disso", acrescentou.

"Não me tornei muçulmana após meu casamento. Sou originalmente muçulmana e não cristã", afirma a mulher, de 51 anos.

Apesar de reconhecer que usou "Jane" como segundo nome no Reino Unido, esclarece que em seu passaporte figura seu nome árabe.

"Rezo quando posso, uso véu quando vou a países árabes, tento cobrir meus braços. Entendo o árabe mais do que o falo, me dá vergonha falá-lo", disse.

O marido, Omar bin Laden, que tem apenas 27 anos, também foi contatado pelo mesmo site -- no qual podem ser vistas fotografias do casal -- e minimizou a importância da diferença de idade "por este ser um assunto particular".

Além disso, admitiu que sua primeira esposa é mais jovem que Zeina (o Islã permite até quatro).

O casal se casou no Egito há um ano, mas o casamento ainda não foi legalizado na Arábia Saudita, pátria de Omar e para onde Zeina quer se mudar, apesar de continuar no Reino Unido.

Zeina disse que conversa "entre 7 e 15 horas diárias" com Omar pela internet. "Conversamos, ouvimos música e vemos televisão. Eu lhe ensino o inglês e ele me ensina a escutar e a ser mais compreensiva".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.