• Carregando...
Pessoas esperam por ônibus na 6ª Avenida, em Nova York | AFP Photo/Timothy A. Clary
Pessoas esperam por ônibus na 6ª Avenida, em Nova York| Foto: AFP Photo/Timothy A. Clary

Paranaenses relatam a situação na Costa Leste

A rotina na costa leste dos Estados Unidos mudou por conta da chegada da tempestade Sandy. Segundo maringaenses que vivem na região, desde o último domingo (28) as ruas das principais cidades estão vazias por conta da orientação do governo para que a população fique em casa.

De acordo com a psicóloga Nara Mendes Estella, que vive há 10 anos em Boston, no estado de Massachusetts, os governantes deixaram bem clara a instrução de que era necessário que os moradores ficassem em casa.

Nara é mestranda da Universidade de Harvard e contou por e-mail à Gazeta Maringá que no domingo à tarde todos os alunos receberam por celular a informação de que as aulas e serviços de biblioteca e refeitório estavam suspensos. "Fomos instruídos a comprar água e comida não perecível. A orientação era para nos preparamos para ficar pelo menos três dias sem sair de casa."

A tempestade chegou a Boston por volta das 11 horas de segunda-feira (29) - horário local - e durou cerca de quatro horas. "Os noticiários informaram que choveu em um dia três vezes mais do que o esperado para todo mês de outubro. Foi assustador, mas, graças a Deus, menos grave do que o antecipado."

A situação é semelhante na capital americana, Washington, segundo o jornalista Vinícius Carvalho. Por conta da chegada do furacão, todos os serviços de transporte e comércio foram suspensos. "Domingo à tarde fui ao supermercado e vi muitas pessoas comprando água mineral para estocar. Pareciam que estavam esperando o apocalipse."

O jornalista conta que a cobertura da imprensa local dá foco exclusivo ao avanço da tempestade Sandy. "O tempo todo eles mostram o traçado da tempestade, colocam repórteres no meio do furacão para mostrar o desastre." Carvalho conta que na noite de segunda-feira o vento chegou a 90 quilômetros por hora. Na praia de Rehoboth Beach, a cerca de 200 quilômetros de Washington, a maré chegou nas calçadas e os moradores precisaram proteger suas casas com sacos de areia, segundo o jornalista.

A mourãoense Darlene Perini mora em Nova York com os filhos e o marido. Ela contou no início da manhã desta terça-feira (30) à irmã Valdanir Perini que o clima na cidade era de medo e apreensão. De acordo com Valdenir, Darlene disse que no final da tarde de segunda-feira (29), o céu escureceu e ventou e choveu muito forte. A família está sem energia elétrica.

A publicitária e designer Paola Orlowski conta que às 19 horas de segunda-feira terminou a energia elétrica no hotel onde está hospedada. "Hoje [segunda] de manhã também não tinha água. Viemos para o Norte para tentar comer. Estamos com muita dificuldade de pegar táxi e todo o comércio está fechado", disse.

  • Pessoas caminham por um pier danificado no bairro Queens, em Nova York
  • Imagem interna mostra inundação nas escadas rolantes da estação South Ferry Whitehall, do metrô de NY
  • Imagem da administração do metrô mostra a estação South Ferry Whitehall, em Manhattan, inundada
  • Residentes de Hoboken, em Nova Jersey, tentam sair de casa após a passagem da tempestade Sandy
  • Usando uma bicicleta, homem tenta se deslocar pelas ruas alagadas de Hoboken, em Nova Jersey
  • Ruas cobertas por água e areia em Margate, Nova Jersey, após a passagem da supertempestade Sandy
  • Tempestade deixa rastro de sujeira nas ruas do Brooklyn, em Nova York
  • Boa parte do Brooklyn está coberta com a sujeira trazida pela inundação
  • Diques portáteis que a tempestade derrubou agora são vistos na região do Brooklyn
  • Inundação causada pela tempestade Sandy invade uma estação de metrô de Nova Jersey
  • Centro financeiro da maior cidade dos EUA também ficou inundado
  • Funcionário de manutenção caminha na rua 33 com a 1ª, em frente ao Langone Medical Center, da NYU
  • Bombeiros prestam atendimento em um prédio cuja parede sofreu um colapso por causa da tempestade, em Nova York
  • Tempestade causada pelo furacão em Southampton, Nova York
  • Carro passa por área alagada em Southampton, Nova York
  • Ondas causadas pela força do furacão Sandy atingem a costa em Milford, Connecticut
  • Veículo atravessa área alagada em Southampton, Nova York: expectativa pela chegada do furacão Sandy
  • Bombeiros apagam incêndio em casa em Freeport, Nova York: estragos causados pelas tempestades do Sandy
  • Homem tira fotos das ondas gigantes em Milford, Connecticut
  • Mulher agarra-se ao guarda-chuva no Parque Georgetown Waterfront, em Washington
  • Casa inundada em Southampton, Nova York
  • Parte de um guindaste gigantes se rompeu em decorrência dos ventos fortes do furacão Sandy em Manhattan
  • Homem corre enquanto um carro de polícia interdita rua em Nova York
  • Árvore de Natal é derrubada pelos ventos do furacão Sandy em Ocean City, Maryland
  • Homem observa o mar agitado por causa do furacão Sandy em Montauk, Nova York
  • Estragos provocados pela tempestade Sandy no sul de Nova Jersey

Milhões de pessoas por todo o Nordeste dos EUA, atingidas pela enorme tempestade Sandy, tentarão retomar a vida normal nesta quarta-feira (31), com a reabertura dos mercados, das empresas e de aeroportos, apesar das projeções sombrias de falta de energia e sem transporte coletivo por vários dias.

FOTOS: Veja as imagens dos estragos causados pela tempestade

INFOGRÁFICO: Confira a movimentação da tempestade

REABERTURA: Aeroportos de NY JFK e Newark reabrem; LaGuardia ainda não

EVENTOS: Broadway retoma espetáculos e maratona de NY é confirmada

A seis dias da eleição presidencial de 6 de novembro, o presidente Barack Obama vai visitar áreas devastadas na costa de Nova Jersey, onde a tempestade chegou ao continente na segunda-feira (29). Seu guia será o governador republicano Chris Christie, um aliado expressivo de seu rival na disputa pela Casa Branca, Mitt Romney, que, no entanto, tem elogiado Obama e a resposta do governo federal à tempestade.

Sandy, que já matou 40 pessoas nos Estados Unidos, avançou em direção ao interior e fez nevar nas montanhas do Apalache. A tempestade continua movendo-se devagar sobre a Pensilvânia, e deve seguir para o norte em direção ao oeste do Estado de Nova York e ao Canadá, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Foram emitidos alertas de nevascas e avisos de enchentes na costa para as margens dos Grandes Lagos.

Atingida por um aumento recorde do nível da água, de cerca de 4,2 metros, Nova York ficou parcialmente submersa. No bairro de Staten Island, a polícia usou helicópteros para retirar moradores presos em seus telhados.

Do outro lado do rio Hudson, em Hoboken, Nova Jersey, membros da Guarda Nacional chegaram para ajudar moradores a bombear para fora a água da enchente de suas casas, informou a prefeitura no Twitter.

Mais de 8,2 milhões de casas e empresas ficaram sem energia elétrica em vários Estados, conforme árvores derrubadas pelos ferozes ventos destruíram linhas de energia.

Em Nova Jersey, o governador Christie disse que poderia levar de sete a 10 dias antes de a energia ser restabelecida em todo o Estado.

Trilhos do metrô e túneis subterrâneos de Nova York, que transportam vários milhões de pessoas por dia, estavam debaixo d'água.

Na metade inferior de Manhattan, 250.000 moradores continuaram sem energia depois da explosão de um transformador em uma subestação da Con Edison na segunda à noite.

Aeroportos de NY JFK e Newark reabrem; LaGuardia ainda não

Conforme funcionários de ferrovias, companhias aéreas e portos escavavam por entre os escombros para avaliar os danos causados pela enorme tempestade Sandy, ficava cada vez mais claro, na terça-feira, que a retomada completa do transporte levará algum tempo.

A tempestade inundou trilhos e estradas, derrubou árvores e linhas de energia, causando os maiores danos em Nova Jersey e Nova York. Pode demorar dias ou semanas antes de viajantes e transportadoras voltarem ao normal de novo, disseram autoridades.

Os três principais aeroportos da área da cidade de Nova York, que atendem o espaço aéreo mais movimentado do país, permaneceram fechados na terça-feira. As autoridades anunciaram que dois dos três -John F. Kennedy International e Newark Liberty International - irão reabrir nesta quarta-feira com serviço limitado.

No entanto, ainda não se tinha estimativa para uma retomada completa dos serviços. A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, disse que o Aeroporto de LaGuardia continuava fechado. Os três aeroportos lidam com 300 mil passageiros por dia.

Cerca de 19 mil voos foram cancelados desde domingo, de acordo com o serviço de rastreamento de voos FlightAware.com.

Companhias aéreas disseram que planejavam reiniciar o serviço na terça-feira em alguns aeroportos da Costa Leste, incluindo Boston e Filadélfia. Os aeroportos Dulles e o Reagan National, em Washington DC, ficaram abertos durante a tempestade e as companhias aéreas estão começando a trazer pessoal e aviões de volta.

A porta-voz da JetBlue Allison Steinberg disse que a empresa planejava retomar as operações em aeroportos da área de Nova York na tarde de quarta-feira.

Mesmo com JFK e Newark retomando com serviços limitados, itinerários de viagem provavelmente continuarão bagunçados ao longo da semana, conforme companhias aéreas conseguem trazer de volta funcionários, aviões e passageiros a postos.

"Poderia levar de quatro a cinco dias antes de começarmos a ver os horários voltarem ao normal", disse Jeanenne Tornatore, editora da agência de viagens online Orbitz Worldwide.

A reabertura do sistema de trânsito de Nova York irá desempenhar um grande papel na reabertura dos aeroportos, porque muitos dos trabalhadores em postos de controle de segurança, alfândega, operadores de bagagem e as tripulações de voo dependem do transporte público.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que pode levar quatro ou cinco dias para restaurar o serviço do maior sistema de transporte público dos EUA.

Broadway retoma espetáculos e maratona de NY é confirmada

"O show deve continuar": após a passagem da supertempestade Sandy que provocou grandes estragos em Nova York, vários espetáculos e musicais da Broadway serão retomados nesta quarta-feira (31).

Além disso, os organizadores da maratona de Nova York confirmaram que a famosa prova será disputada no próximo domingo, apesar da situação caótica na metrópole.

Na Broadway, espetáculos de sucesso como "Jersey Boys" e "The Book of Mormon" voltarão a ser encenados nesta quarta-feira, anunciou a Broadway League Industry.

Veja estragos causados pela tempestade Sandy

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]