
Milhões de pessoas por todo o Nordeste dos EUA, atingidas pela enorme tempestade Sandy, tentarão retomar a vida normal nesta quarta-feira (31), com a reabertura dos mercados, das empresas e de aeroportos, apesar das projeções sombrias de falta de energia e sem transporte coletivo por vários dias.
FOTOS: Veja as imagens dos estragos causados pela tempestade
INFOGRÁFICO: Confira a movimentação da tempestade
REABERTURA: Aeroportos de NY JFK e Newark reabrem; LaGuardia ainda não
EVENTOS: Broadway retoma espetáculos e maratona de NY é confirmada
A seis dias da eleição presidencial de 6 de novembro, o presidente Barack Obama vai visitar áreas devastadas na costa de Nova Jersey, onde a tempestade chegou ao continente na segunda-feira (29). Seu guia será o governador republicano Chris Christie, um aliado expressivo de seu rival na disputa pela Casa Branca, Mitt Romney, que, no entanto, tem elogiado Obama e a resposta do governo federal à tempestade.
Sandy, que já matou 40 pessoas nos Estados Unidos, avançou em direção ao interior e fez nevar nas montanhas do Apalache. A tempestade continua movendo-se devagar sobre a Pensilvânia, e deve seguir para o norte em direção ao oeste do Estado de Nova York e ao Canadá, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.
Foram emitidos alertas de nevascas e avisos de enchentes na costa para as margens dos Grandes Lagos.
Atingida por um aumento recorde do nível da água, de cerca de 4,2 metros, Nova York ficou parcialmente submersa. No bairro de Staten Island, a polícia usou helicópteros para retirar moradores presos em seus telhados.
Do outro lado do rio Hudson, em Hoboken, Nova Jersey, membros da Guarda Nacional chegaram para ajudar moradores a bombear para fora a água da enchente de suas casas, informou a prefeitura no Twitter.
Mais de 8,2 milhões de casas e empresas ficaram sem energia elétrica em vários Estados, conforme árvores derrubadas pelos ferozes ventos destruíram linhas de energia.
Em Nova Jersey, o governador Christie disse que poderia levar de sete a 10 dias antes de a energia ser restabelecida em todo o Estado.
Trilhos do metrô e túneis subterrâneos de Nova York, que transportam vários milhões de pessoas por dia, estavam debaixo d'água.
Na metade inferior de Manhattan, 250.000 moradores continuaram sem energia depois da explosão de um transformador em uma subestação da Con Edison na segunda à noite.
Aeroportos de NY JFK e Newark reabrem; LaGuardia ainda não
Conforme funcionários de ferrovias, companhias aéreas e portos escavavam por entre os escombros para avaliar os danos causados pela enorme tempestade Sandy, ficava cada vez mais claro, na terça-feira, que a retomada completa do transporte levará algum tempo.
A tempestade inundou trilhos e estradas, derrubou árvores e linhas de energia, causando os maiores danos em Nova Jersey e Nova York. Pode demorar dias ou semanas antes de viajantes e transportadoras voltarem ao normal de novo, disseram autoridades.
Os três principais aeroportos da área da cidade de Nova York, que atendem o espaço aéreo mais movimentado do país, permaneceram fechados na terça-feira. As autoridades anunciaram que dois dos três -John F. Kennedy International e Newark Liberty International - irão reabrir nesta quarta-feira com serviço limitado.
No entanto, ainda não se tinha estimativa para uma retomada completa dos serviços. A Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, disse que o Aeroporto de LaGuardia continuava fechado. Os três aeroportos lidam com 300 mil passageiros por dia.
Cerca de 19 mil voos foram cancelados desde domingo, de acordo com o serviço de rastreamento de voos FlightAware.com.
Companhias aéreas disseram que planejavam reiniciar o serviço na terça-feira em alguns aeroportos da Costa Leste, incluindo Boston e Filadélfia. Os aeroportos Dulles e o Reagan National, em Washington DC, ficaram abertos durante a tempestade e as companhias aéreas estão começando a trazer pessoal e aviões de volta.
A porta-voz da JetBlue Allison Steinberg disse que a empresa planejava retomar as operações em aeroportos da área de Nova York na tarde de quarta-feira.
Mesmo com JFK e Newark retomando com serviços limitados, itinerários de viagem provavelmente continuarão bagunçados ao longo da semana, conforme companhias aéreas conseguem trazer de volta funcionários, aviões e passageiros a postos.
"Poderia levar de quatro a cinco dias antes de começarmos a ver os horários voltarem ao normal", disse Jeanenne Tornatore, editora da agência de viagens online Orbitz Worldwide.
A reabertura do sistema de trânsito de Nova York irá desempenhar um grande papel na reabertura dos aeroportos, porque muitos dos trabalhadores em postos de controle de segurança, alfândega, operadores de bagagem e as tripulações de voo dependem do transporte público.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que pode levar quatro ou cinco dias para restaurar o serviço do maior sistema de transporte público dos EUA.
Broadway retoma espetáculos e maratona de NY é confirmada
"O show deve continuar": após a passagem da supertempestade Sandy que provocou grandes estragos em Nova York, vários espetáculos e musicais da Broadway serão retomados nesta quarta-feira (31).
Além disso, os organizadores da maratona de Nova York confirmaram que a famosa prova será disputada no próximo domingo, apesar da situação caótica na metrópole.
Na Broadway, espetáculos de sucesso como "Jersey Boys" e "The Book of Mormon" voltarão a ser encenados nesta quarta-feira, anunciou a Broadway League Industry.
Veja estragos causados pela tempestade Sandy



