Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
transplante

Norte-americana agredida por chimpanzé mostra rosto "novo"

"Poderei sentir os cheiros. Poderei comer normalmente. Não serei mais desfigurada. Terei lábios e falarei com clareza de novo. Poderei beijar e abraçar as pessoas queridas."

Charla Nash, de 57 anos, que foi fotografada no hospital em Brigham e no Women s Hospital em Boston, aparece muito diferente com um novo nariz, lábios e pele da face | Reuters
Charla Nash, de 57 anos, que foi fotografada no hospital em Brigham e no Women s Hospital em Boston, aparece muito diferente com um novo nariz, lábios e pele da face (Foto: Reuters)

Uma norte-americana que se submeteu a um transplante completo de face em maio após ser agredida por um chimpanzé em 2009 revelou seu novo rosto em uma foto divulgada na quinta-feira.

Charla Nash, de 57 anos, que foi fotografada no hospital em Brigham e no Women's Hospital em Boston, aparece muito diferente com um novo nariz, lábios e pele da face.

"Agora poderei fazer coisas que antes eu não me dava conta", disse Nash em um comunicado.

"Poderei sentir os cheiros. Poderei comer normalmente. Não serei mais desfigurada. Terei lábios e falarei com clareza de novo. Poderei beijar e abraçar as pessoas queridas."

Nash feriu-se quando o chimpanzé de estimação de um amigo a atacou há dois anos. Ela perdeu as mãos, os lábios, o nariz e os olhos, ficando cega e desfigurada após o ataque. O animal acabou morto a tiros pela polícia.

Após se submeter a um transplante facial por 20 horas no hospital em maio ficou com um aspecto mais harmonioso.

O transplante de rosto completo de Nash foi a terceira cirurgia do tipo feita nos EUA, todos no mesmo hospital.

Uma doadora anônima forneceu o rosto, as mãos e outros tecidos que tornaram possível a cirurgia. O transplante de mão foi considerado bem-sucedido, mas as mãos foram removidas após complicações de uma pneumonia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.