• Carregando...
Ex-soldado norte-coreano está sendo tratado em um hospital em Suwon, na Coreia do Sul | STR/
AFP
Ex-soldado norte-coreano está sendo tratado em um hospital em Suwon, na Coreia do Sul| Foto: STR/ AFP

Quatro soldados norte-coreanos dispararam cerca de 40 vezes contra um outro soldado que fugia da Coreia do Norte para a Coreia do Sul, acertando-o cinco vezes, na primeira ocorrência na Área de Segurança Comum (JSA, na sigla em inglês). O local é fronteira entre os dois países há mais de 30 anos, afirmaram as Forças Armadas sul-coreanas nesta terça-feira (14).  

Soldados sul-coreanos não dispararam, mas o incidente desta segunda-feira (13) ocorre num momento de grande animosidade entre os dois países devido ao programa nuclear norte-coreano.  

O desertor está sendo tratado em um hospital sul-coreano após uma cirurgia que durou cinco horas para tratar os ferimentos a bala. Sua identidade e a razão para deserção não foram divulgadas.  

O Centro Médico da Universidade Ajou disse que o soldado respirava com a ajuda de aparelhos após a cirurgia.  

Lee Guk-jong, chefe da equipe médica do soldado, descreveu a situação do paciente como "muito perigosa" e disse que os próximos 10 dias serão cruciais para sua recuperação.  

Fuga 

Na segunda-feira (13), o desertor primeiro utilizou um jipe militar mas abandonou o veículo quando uma das rodas ficou presa numa vala.  

Ele tentou correu pela JSA, com outros soldados perseguindo-o e disparando contra ele, disseram as Forças Armadas sul-coreanas, citando sistemas de vigilância presentes no local.  

O desertor foi encontrado sob uma pilha de folhas no lado sul da JSA, que fica dentro da Zona Desmilitarizada das Coreias (DMZ, na sigla em inglês), até que soldados sul-coreanos engatinharam até lá para recuperá-lo.  

Um helicóptero do Comando da ONU, órgão responsável pela administração da DMZ, o transportou até Ajou.  

A Coreia do Norte não se pronunciou sobre o incidente até o momento. Em outras ocasiões, eles acusaram a Coreia do Sul de sequestro ou de incitar norte-coreanos a desertar.  

Cerca de 30 mil norte-coreanos fugiram para a Coreia do Sul, a maioria via China, desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]