Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
acordo nuclear

“Nossa nação saiu vitoriosa”, afirma presidente iraniano

Iraniano assiste ao pronunciamento de Hassan Rohani na tevê | Stringer/Efe
Iraniano assiste ao pronunciamento de Hassan Rohani na tevê (Foto: Stringer/Efe)

O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou ontem em um discurso televisionado que a extensão das negociações sobre o programa nuclear é um "êxito" de seu país e prometeu que "as centrífugas [de urânio] não deixarão de funcionar".

"Hoje ninguém no mundo duvida que o Irã deve ter tecnologia nuclear, inclusive o enriquecimento em seu próprio solo, e ninguém duvida que as sanções devem ser eliminadas", disse Rohani em entrevista exclusiva ao canal 1 da televisão pública iraniana. O presidente iraniano assegurou que os países do Grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia, mais a Alemanha) aceitaram essas duas premissas, apesar de "existir ainda debates a respeito do marco temporal e o método a seguir". "Nossa nação saiu vitoriosa e sairá vitoriosa", acrescentou o presidente

O Irã e o G5+1 estabeleceram ontem uma nova prorrogação de sete meses para alcançar o objetivo que determinaram há um ano: fechar um pacto nuclear definitivo que ponha fim a mais de uma década de enfrentamentos e sanções internacionais contra Teerã.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.