Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Era comunista

Nostalgia pela União Soviética atinge menor patamar já registrado entre russos

Nostalgia pela União Soviética atinge menor patamar já registrado entre russos
Imagem de Stalin em sua casa-museu na cidade de Gori, na Geórgia: ditador criou uma sociedade marcada pela delação e pelo medo. (Foto: EFE/Mijaíl Vignanski)

Ouça este conteúdo

O número de russos que sentem nostalgia pela era soviética caiu para um nível historicamente baixo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo centro estatal VTsIOM.

A pesquisa indica que apenas 37% dos consultados concordam com a afirmação de que "as coisas no país seriam melhores se tudo tivesse permanecido como estava antes da Perestroika, em 1985", referindo-se às reformas iniciadas pelo último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev.

Há quatro anos, em 2021, esse percentual era de 47%.

Por outro lado, 48% dos entrevistados não retornariam aos tempos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) antes da Perestroika.

Em 2022, centenário da criação da URSS, 58% dos russos lamentaram a dissolução do regime comunista.

O recorde absoluto foi estabelecido em 2005, quando 75% dos entrevistados confessaram lamentar a queda da União Soviética. O atual ditador da Rússia, Vladimir Putin, classificou em várias ocasiões a dissolução da URSS como "uma tragédia".

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.