Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Nova vacina contra gripe aviária tem resultado positivo em camundongos

Cientistas produziram uma vacina contra o vírus H5N1, causador da gripe aviária, que foi capaz de proteger camundongos, usando uma técnica de engenharia genética que pode facilmente ser produzida em escala para estoque, no caso de uma pandemia.

O dr. Suryaprakash Sambhara, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta, na Georgia, disse que a nova vacina pode ser feita muita mais rapidamente que as vacinas convencionais e poderiam ser produzidas doses o suficiente para proteger as pessoas em risco.

A vacina é também efetiva contra formas recentes de gripe e não precisa de substância suplementar, ou aditivos, para estimular a resposta do sistema imunológico.

- Esta vacina pode proteger os humanos de novos vírus. Nosso objetivo é passar para a fase 1, de exames clínicos - disse Sambhara.

Atualmente, as vacinas podem levar até seis meses para serem produzidas e são desenvolvidas em ovos de galinha fertilizados. Cientistas estimam que quatro bilhões de ovos seriam necessários para produzir o suficiente para vacinar cerca de duas bilhões de pessoas em todo mundo que estariam em risco.

O desenvolvimento de uma vacina que pode ser produzida fácil e rapidamente é a melhor esperança para prevenir milhões de mortes por uma pandemia da gripe. Autoridades de saúde em todo o mundo temem que o H5N1 possa sofrer mutação e tomar uma forma que pode ser transmitida facilmente entre humanos.

Até o momento, a gripe aviária já matou pelo menos 85 pessoas desde 2003.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.