• Carregando...
O libertário Javier Milei é apontado como o vencedor do 2º turno eleitoral na Argentina pelas pesquisas de opinião, por uma pequena vantagem
O libertário Javier Milei é apontado como o vencedor do 2º turno eleitoral na Argentina pelas pesquisas de opinião, por uma pequena vantagem| Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

A dez dias do segundo turno das eleições presidenciais na Argentina, duas novas pesquisas indicam uma "leve vantagem" do libertário Javier Milei nas urnas contra o candidato governista, Sergio Massa, que venceu o primeiro pleito em outubro.

O jornal argentino Clarín teve acesso aos levantamentos das empresas de consultoria Opinaia e Solmoirago, divulgados nesta semana, que mostram o candidato libertário à frente do atual ministro da Economia do país, por uma pequena diferença, próxima à margem de erro de 2,3%.

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, os dados têm sido motivo de preocupação para Massa e seus aliados.

O primeiro levantamento, realizado pela empresa Opinaia, apresentou um relatório com as principais conclusões obtidas a partir da resposta dos 1750 entrevistados.

Segundo o documento, “a inflação continua a liderar as preocupações dos cidadãos. Em segundo lugar estão a insegurança e a corrupção".

Ao todo, 52% dos entrevistados afirmaram que votarão em Milei, contra 48% que são a favor da continuidade do peronismo.

Outra conclusão da pesquisa indica que o apoio de Macri-Bullrich a Milei contribuiu com a mudança da projeção eleitoral, uma vez que os eleitores de Juntos pela Mudança devem se unir à oposição. "Olhando para o segundo turno, hoje Milei prevaleceria sobre Massa. Ele consegue reter a maioria dos eleitores e ganhar novos apoiadores transferidos de Patricia Bullrich", diz a projeção.

De acordo com a Opinaia, Massa mantém os votos das eleições gerais, mas não consegue obter o apoio do outro espectro político.

A segunda projeção, feita pela consultoria Solmoirago, entrevistou 1800 pessoas no início deste mês, questionando os eleitores sobre a visão do atual governo. Na ocasião, 73,6% disseram ter uma visão negativa da gestão de Alberto Fernández.

Assim como na primeira pesquisa, o resultado mostrou uma leve vantagem de Milei contra Massa, apontando 2,04 pontos percentuais de diferença entre eles: o libertário aparece com 52,02% e o peronista com 48,98%.

O segundo turno eleitoral na Argentina acontece no dia 19 de novembro. No primeiro pleito, Massa venceu a corrida com 36,68% dos votos, contra 29,98% de Milei e 23,83% de Patricia Bullrich.

Apesar da vitória peronista, nenhum dos candidatos alcançou apoio suficiente nas urnas para ser eleito. De acordo com os critérios do sistema eleitoral argentino, para assumir o cargo, o candidato precisa de 45% dos votos a seu favor ou 40% e uma diferença de 10 pontos percentuais em relação aos opositores.

Na segunda votação, vence quem obtiver uma maioria simples dos votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]