Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Liderado por Friedrich Merz

Novo governo alemão rompe com agenda verde e vai incentivar o consumo de carne nas escolas

O líder conservador Friedrich Merz vai assumir esta semana como novo chanceler federal da Alemanha (Foto: EFE/EPA/HANNIBAL HANSCHKE)

Ouça este conteúdo

O novo governo alemão, que será liderado pelo chanceler Friedrich Merz e deverá tomar posse na próxima semana, deve incentivar novamente o consumo de carne nas escolas e jardins de infância, revertendo políticas da gestão anterior que priorizavam refeições vegetarianas. A mudança deverá ser simbolizada pela nomeação de Alois Rainer, um açougueiro de formação e deputado da União Social-Cristã (CSU), como novo ministro da Agricultura.

Rainer, que assume o cargo no lugar de Cem Özdemir, um vegetariano que é membro do esquerdista Partido Verde, afirmou que quer “colocar mais carne nos pratos das escolas” da Alemanha, especialmente em creches e instituições de ensino fundamental.

“A carne faz parte de uma alimentação equilibrada”, declarou ele ao jornal alemão Bild. Segundo Rainer, essa reorientação também servirá para combater uma visão “paternalista” do Estado em relação aos hábitos alimentares dos cidadãos.

O novo ministro também prometeu barrar a proposta de taxação sobre a carne que era defendida por seu antecessor, que sugeria uma cobrança de 10 centavos por quilo vendido no varejo como forma de “desincentivar” o consumo.

“O preço da carne não é determinado pelo ministro, mas pelo mercado”, afirmou Rainer. “Os agricultores não são crianças que precisam ser tuteladas”, acrescentou o próximo ministro.

Segundo informações da mídia europeia, nos últimos anos, estados e municípios da Alemanha que são governados por partidos de esquerda e dos verdes vinham adotando medidas para restringir o consumo de carne nas instituições públicas. De acordo com o britânicoThe Telegraph, na cidade de Freiburg, por exemplo, produtos de origem animal foram completamente proibidos nas escolas primárias. Já no Ministério da Agricultura comandado por Özdemir, dias sem carne foram instituídos no refeitório interno — o que, segundo relatos da imprensa local, levou funcionários a sair do prédio para comer pratos tradicionais.

A nomeação de Rainer foi celebrada por Markus Söder, líder da CSU, que ironizou: “Agora teremos Leberkäse (bolo de carne assada típico da Baviera) de novo em vez de tofu (alimento feito de soja usado em dietas veganas)”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.