Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conclave

Novo papa enfrentará contexto geopolítico inédito

Novo Papa
Após morte de papa Francisco, Igreja Católica deverá anunciar em breve o novo papa (Foto: Michael Kapeller/EFE)

Ouça este conteúdo

No programa Última Análise desta quarta-feira (23), os convidados falaram sobre o legado de papa Francisco, que morreu aos 88 anos na última segunda-feira, e os desafios que o seu sucessor terá pela frente. Segundo o colunista da Gazeta do Povo Deltan Dallagnol, o novo papa terá que lidar com uma "instabilidade geopolítica imensa" e lembrou que muitos especialistas tratam o período atual como de "maior instabilidade política mundial desde o auge da Guerra Fria".

Além disso, a extrema polarização entre direita e esquerda deverá permanecer e atingir as decisões no novo papado. "É inescapável que haja um posicionamento. A Igreja não pode se esquivar de tudo o que está acontecendo à sua janela. Esse me parece ser o grande desafio do novo Papa", apontou o escritor Francisco Escorsim.

Ainda, ele lembra que o Vaticano está no "coração da Europa", que hoje vive questões a serem resolvidas, como a proliferação dos dos partidos de direita no continente.

O incontornável legado de Papa Francisco

O editor de Opinião da Gazeta do Povo Marcio Antonio Campos afirmou que Francisco buscava acolher as pessoas em diversas situações, demonstrando assim o amor de Deus e da Igreja, ainda que reprovasse os mesmos comportamentos.

Porém, para ele, deve-se evitar comparações indevidas com o seu sucessor, da mesma forma que ocorreu entre Francisco e Bento XVI. "Diferentes estilos não indicam necessariamente maior ou menor humildade, pois esses símbolos pertencem à função papal, não à pessoa", explica.

Sobre as polêmicas em que o papa Francisco esteve envolvido, Deltan citou a sua relação com o MST, o acolhimento de Lula, assim como o posicionamento em questões ecológicas. Mas, para ele, todas elas podem, à luz do Evangelho, serem defendidas ou criticadas. O Papa Francisco era claramente um "pastor", marcado pela humildade e simplicidade, cujas ações refletiam amor e compaixão.

O jurista André Marsiglia afirmou que um papa pode ter diferentes visões, que inevitavelmente agradarão ou não as pessoas. Porém, acredita que é possível discordar respeitosamente, sem "demonizá-lo", pois muitas das decisões são questões de prudência e "meios para atingir um determinado fim".

O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a quinta-feira. A proposta é discutir com mais reflexão, e menos paixão, os grandes temas desafiadores para o futuro do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.