• Carregando...
Os protestos dos agricultores, muitos deles produtores independentes convocados pelas redes sociais, têm afetado desde a madrugada desta terça (6) inúmeras estradas principais e secundárias da Espanha
Os protestos dos agricultores, muitos deles produtores independentes convocados pelas redes sociais, têm afetado desde a madrugada desta terça (6) inúmeras estradas principais e secundárias da Espanha| Foto: EFE/Santi Otero

Milhares de agricultores de toda a Espanha, convocados por meio de redes sociais e grupos de mensagens, estão bloqueando estradas em muitas províncias e nos principais acessos às cidades para exigir melhorias no campo e protestar contra as políticas agrícolas da União Europeia (UE).

Os protestos desta terça-feira (6) ocorrem à margem de mobilizações lideradas pelas principais organizações agrícolas espanholas, que já estão planejadas para os próximos dias, e é o prelúdio da grande manifestação com tratores anunciada para 21 de fevereiro em frente ao Ministério da Agricultura da Espanha, no centro de Madri.

Os agricultores, que contam com o apoio da chamada Plataforma em Defesa do setor de transportes - que anunciou uma greve por tempo indeterminado a partir de sábado (10) - também receberam o apoio de algumas cooperativas que fecharam nesta terça-feira em solidariedade ao seu protesto.

Em La Rioja (norte), uma região onde a agricultura tem grande peso, o protesto ocorreu sem ter sido comunicado às autoridades, portanto não tem autorização para interromper o trânsito, como é o caso de Zaragoza (nordeste), onde os tratores bloquearam o acesso ao mercado atacadista da cidade no início da manhã.

Também na Catalunha (nordeste), Valência (leste), Andaluzia (sul), Múrcia (sudeste) e Navarra (norte), os tratores bloquearam o acesso às principais cidades, como Valência e o porto de Málaga (sul).

O Ministério do Interior afirmou que estabelecerá as medidas de segurança necessárias para garantir o direito de manifestação dos agricultores sem que o exercício desses protestos nas estradas altere a convivência entre os cidadãos.

Os agricultores exigem uma redução nas exigências da Política Agrícola Comum (PAC), o cumprimento da lei sobre a cadeia alimentar - que elimina a chamada "venda com prejuízo" dos agricultores, a manutenção da redução de impostos sobre o diesel agrícola e ajuda para a seca que a Espanha está sofrendo.

As mobilizações agrícolas na Espanha se somam às que estão ocorrendo em outros países europeus atualmente, especialmente na França, Portugal e Itália.

O Ministério da Agricultura da Espanha insistiu nesta terça-feira na ajuda que está sendo dada para apoiar o setor, que foi estimada em cerca de 4 bilhões de euros (R$ 21,3 bilhões) para os agricultores e pecuaristas nos últimos dois anos, dos quais 1,38 bilhão de euros (R$ 7,37 bilhões) foram ajudas diretas extraordinárias.

Entre os motivos dos protestos está o sufocamento do campo devido às medidas ambientais impostas por Bruxelas.

Mais cedo nesta terça-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que retirará a proposta de uma nova lei sobre o uso sustentável de pesticidas, que foi reprovada em sua forma atual no Parlamento e no Conselho, e prometeu envolver mais o setor agrícola no próximo projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]