Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Número de mortos em surto de ebola na África Ocidental passa de 600

Nos últimos quatro dias se registraram novos casos nos três países que sofrem a epidemia: Guiné, Libéria e Serra Leoa

O surto de ebola que assola a África Ocidental já infectou 964 pessoas, das quais 603 morreram, segundo a último apuração realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nos últimos quatro dias se registraram novos casos nos três países que sofrem a epidemia: Guiné, Libéria e Serra Leoa, segundo anunciou nesta terça-feira (15) o porta-voz da OMS Daniel Epstein em entrevista coletiva.

Epstein se limitou a dar os últimos números contabilizados na Guiné: seis casos e três mortes, o que eleva o número de infectados no país a 406, dos quais 304 morreram.

O porta-voz alertou que, apesar de parecer que os casos na Guiné diminuíram, a evidência demonstra que os contágios continuam.

A OMS continua muito preocupada porque os mitos sobre a doença persistem, e a população não abandona hábitos ancestrais como lavar e abraçar os cadáveres antes de enterrá-los, o que expõe ao contágio com o vírus.

A doença - que é transmitida por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados - causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%.

Epstein esclareceu que o reiteradamente anunciado estabelecimento do um Centro de Coordenação Epidêmico em Conacri para coordenar e harmonizar o apoio técnico oferecido aos países afetados, e a prevenção no resto das nações que os cercam, ainda deve se concretizar, mas que espera que entre em funcionamento esta semana.

A OMS ativou a Rede Global de Alerta e Resposta (GOARN, na sigla em inglês) - uma rede formada por agências internacionais, governos, universidades, e outras entidades - e solicitou especialistas em diversas áreas que possam viajar aos três países envolvidos para tentar conter o surto.

Essa é a primeira vez que uma epidemia de ebola é confirmada na África Ocidental, doença que sempre atingiu a África Central.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.