Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oito mil

Número de participantes na marcha do fórum de Caracas decepciona

Oito mil pessoas participaram nessa terça-feira da marcha de abertura do 6º Fórum Social Mundial, segundo cálculos do Corpo de Bombeiros de Caracas, na Venezuela. A presença foi bem menor do que o esperado. Menor inclusive do que a realizada no domingo pelos opositores do governo de Hugo Chávez, que reuniram mais de 10 mil pessoas na capital venezuelana.

Em 2005, as estimativas mais otimistas eram de 200 mil pessoas na abertura do evento, realizado em Porto Alegre.

A marcha do evento oficial teve show com hino nacional brasileiro na abertura, interpretado ao som de onze violinos, duas violas e três violoncelos, acompanhados de guitarra, baixo e bateria. O programa da orquestra seguiu com Asa Branca, Brasileirinho, Anunciação. A platéia, sentada, aplaudia.

Ao contrário dos recentes fóruns gaúchos, que encerraram a marcha de abertura com apresentações mais animadas - o franco-espanhol Manu Chao, por exemplo -, o repertório dessa vez foi mais clássico. Além da orquestra do Rio Grande do Norte chamada Casa Talento Petrobras, quem também se apresentou a convite do fórum foram as venezuelanas Cecília Todd e Lilia Vera e o cubano Amurí Perez, entre outros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.