Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imprensa

NYT vence 5 prêmios Pulitzer

O fotógrafo Damon Winter ganhou o prêmio pela foto “Inverno de Barack Obama” | Reuters
O fotógrafo Damon Winter ganhou o prêmio pela foto “Inverno de Barack Obama” (Foto: Reuters)

Nova Iorque - O jornal The New York Times (NYT) dominou os prêmios Pulitzer anunciados ontem, vencendo cinco em cinco categorias do mais prestigioso prêmio americano para a mídia e alguns setores das artes: investigação, notícias em cima da hora, reportagem internacional, fotografia e crítica. Um dos prêmios foi para a matéria que revelou o envolvimento do então governador de Nova Iorque Eliot Spitzer com uma prostituta, o que levou à renúncia do democrata. Uma cafetina brasileira serviu de informante da polícia no caso.

O Las Vegas Sun venceu o mais prestigiado dos prêmios, o de serviço público, por matérias sobre a elevada taxa de mortalidade entre os trabalhadores da construção em Las Vegas.

A força do trabalho dos vencedores mostra o poder e a importância do jornalismo impresso, disse Sig Gissler, administrador do Pulitzer.

Os prêmios foram entregues em meio a uma das maiores crises já enfrentadas pelos jornais americanos, que estão sofrendo com a recessão, perdas maciças de postos de trabalho, eliminação de seções, cancelamento de assinaturas e um êxodo de leitores e anunciantes para a internet.

Alguns deixaram de circular, cortaram salários ou pediram falência nos últimos meses. O próprio NYT vem multiplicando seus esforços de recuperação em meio à crise. A empresa que controla o jornal estuda a venda de sua sede de Nova Iorque e a obtenção de um empréstimo de US$ 250 milhões junto ao milionário mexicano Carlos Slim, que já é sócio minoritário da empresa.

"O cão de guarda ainda late. O cão de guarda ainda morde’’, disse Gissler, utilizando a palavra em inglês "watchdog’’, que além de cão de guarda nomeia grupos que zelam pela defesa da sociedade. "Quem iria fazer esse dia a dia, se não tivéssemos jornais?’’

Nenhum dos prêmios foi para a cobertura da economia ou da crise financeira mundial.

O Pulitzer é concedido pela Universidade Columbia, a partir da recomendação de uma comissão de 18 integrantes. O prêmio, distribuído desde 1917, foi instituído a partir do testamento de Joseph Pulitzer, proprietário de jornal que morreu em 1911. Os premiados recebem US$ 10 mil cada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.