• Carregando...
Volodymyr Zelensky e Trump
Foto oficial da visita do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (E), à Casa Branca em 24 de setembro| Foto: Reprodução/Twitter

A Casa Branca divulgou nesta quarta-feira (25) a transcrição do telefonema do presidente Donald Trump em 25 de julho com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O documento mostra Trump buscando uma revisão de processos judiciais na Ucrânia que envolveram a família de Joe Biden, o principal candidato democrata à eleição presidencial de 2020. A transcrição, porém, não mostra Trump ameaçando explicitamente cortar a ajuda militar dos EUA à Ucrânia se isso não acontecesse, como sugeriram os democratas ao avançar com o impeachment nesta terça-feira.

Trump chegou a oferecer a ajuda do procurador-geral dos EUA, William Barr, para que a Ucrânia investigasse a conduta do candidato presidencial democrata Joe Biden.

A ligação começa com Trump parabenizando Zelensky por sua vitória nas eleições, mas rapidamente o presidente parece sugerir que o servidor de e-mail privado de Hillary Clinton está na Ucrânia e afirma que a investigação do conselheiro especial Robert Mueller começou nesse país.

"Eu gostaria que o procurador-geral ligasse para você ou seu pessoal e gostaria que você chegasse ao fundo disso", disse Trump, segundo a transcrição.

Ele acrescenta mais tarde: "Há muita conversa sobre o filho de Biden, que Biden interrompeu a investigação da promotoria e muitas pessoas querem descobrir sobre isso, então tudo o que você possa fazer com o procurador-geral seria ótimo. Biden ficou se gabando de ter parado a promotoria, então se você puder investigar… parece horrível para mim".

Zelensky respondeu que "meu candidato" ao cargo de promotor "analisará a situação, especificamente a empresa que você mencionou".

A transcrição, de acordo com a prática da Casa Branca, é um memorando de uma conversa telefônica e não é um relato literal da conversa. O texto reflete as anotações e memórias dos funcionários na sala de situação. Um aviso na transcrição adverte que vários fatores "podem afetar a precisão do registro, incluindo más conexões de telecomunicações e variações de sotaque".

Confira a íntegra da conversa de 25 de julho, traduzida:

Trump: Parabéns pela vitória. Nós todos assistimos dos Estados Unidos e você fez um trabalho maravilhoso. O jeito como você veio de trás, alguém a quem não foi dada muita chance, e você terminou ganhando fácil. É uma conquista fantástica. Parabéns.

Zelenskyy: Você está absolutamente certo, Sr. Trump. Nós ganhamos amplamente e trabalhamos duro por isso. Nós trabalhamos muito, mas eu gostaria de confessar a você que eu tive a oportunidade de aprender com você. Nós usamos algumas de suas habilidades e conhecimentos e fomos capazes de usá-lo como um exemplo para as nossas eleições e, sim, é verdade que essas eleições foram únicas. Nós estávamos em uma situação única na qual fomos capazes de alcançar um sucesso único. Eu posso lhe dizer o seguinte; Na primeira vez, você me ligou para parabenizar quando ganhei minha eleição presidencial inicial, e a segunda vez que você está ligando quando meu partido venceu a eleição parlamentar. Eu acho que eu devo me candidatar com mais frequência para que você possa me ligar com mais frequência e possamos falar por telefone com mais frequência.

Trump: [risos] Essa é uma ideia muito boa. Eu acho que seu país está muito feliz com isso.

Zelenskyy: Bem, sim, para dizer a verdade, estamos tentando trabalhar duro porque queríamos drenar o pântano aqui em nosso país. Trouxemos muitas pessoas novas. Nem os políticos antigos, nem os políticos típicos, porque queremos ter um novo formato e um novo tipo de governo. Você é um ótimo professor para nós e nisso.

Trump: Bem, é muito gentil da sua parte dizer isso. Eu vou dizer que nós fazemos muito pela Ucrânia. Nós gastamos muito esforço e muito tempo. Muito mais do que os países europeus estão fazendo e ele deveriam estar ajudando você mais do que eles estão ajudando. A Alemanha não faz quase nada por você. Tudo o que eles fazem é conversar e acho que é algo que você deveria perguntar a eles sobre. Quando eu estava falando com Angela Merkel, ela fala sobre a Ucrânia, mas ela não faz nada. Muitos países europeus agem da mesma maneira, então eu acho que é algo que você queira dar uma olhada, mas os Estados Unidos têm sido muito bons para a Ucrânia. Eu não diria que é recíproco necessariamente porque estão acontecendo coisas que não são boas, mas os Estados Unidos têm sido muito, muito bons para a Ucrânia.

Zelenskyy: Sim, você está absolutamente certo. Não apenas 100%, mas na verdade 1000% e posso dizer o seguinte; Conversei com Angela Merkel e me encontrei com ela. Também encontrei e conversei com Macron e eu lhes disse que eles não estavam fazendo tanto quanto eles precisariam fazer sobre os problemas com as sanções. Eles não estão reforçando as sanções. Eles não estão trabalhando tanto quanto deveriam trabalhar pela Ucrânia. Acontece que, embora logicamente, a União Europeia devesse ser o nosso maior parceiro, tecnicamente os Estados Unidos são um parceiro muito maior do que a União Europeia e estou muito grato a você por isso, porque os Estados Unidos estão fazendo muito pela Ucrânia. Muito mais do que a União Europeia, especialmente quando falamos de sanções contra a Federação da Rússia. Também gostaria de agradecer seu grande apoio na área de defesa. Estamos prontos para continuar a cooperar nos próximos passos, especificamente nós estamos quase prontos para comprar mais Javelins dos Estados Unidos para fins de defesa.

Trump: Eu gostaria que você nos fizesse um favor porque nosso país passou por muita coisa e a Ucrânia conhece muito sobre isso. Eu gostaria que você descobrisse o que aconteceu com toda essa situação com a Ucrânia, eles dizem Crowdstrike... O servidor, eles dizem que a Ucrânia tem. Muitas coisas que aconteceram, a situação toda. Eu acho que você está rodeando a si mesmo com alguma das mesmas pessoas. Eu gostaria que o procurador-geral ligasse para você ou seu pessoal e eu gostaria que você chegasse ao fundo disso. Como você viu ontem, todo esse absurdo terminou com um desempenho muito ruim por um homem chamado Robert Mueller, um desempenho incompetente -, mas eles dizem que muito disso começou com a Ucrânia. Tudo o que você puder fazer, é muito importante que você faça, se isso for possível.

Zelenskyy: Sim, é muito importante para mim e tudo o que você mencionou anteriormente. Para mim, como presidente, é muito importante e estamos abertos a qualquer cooperação futura. Estamos prontos para abrir uma nova página de cooperação nas relações entre os Estados Unidos e a Ucrânia. Para esse propósito, acabei de me lembrar de nosso embaixador dos Estados Unidos e ele será substituído por um embaixador muito competente e muito experiente que vai trabalhar duro para garantir que nossas duas nações fiquem mais próximas. Eu também gostaria e espero que ele tenha sua confiança que tenha uma relação pessoal com você, para que possamos cooperar ainda mais. Eu vou pessoalmente falar a você que um dos meus assistentes falou com o Sr. Giuliani recentemente e esperamos muito que Giuliani seja capaz de viajar para a Ucrânia e nos encontraremos uma vez que ele venha para a Ucrânia. Só queria garantir mais uma vez que você não tem mais ninguém além de amigos perto da gente. Me certificarei de que me encontro com as melhores e mais experientes pessoas. Eu também queria dizer que somos amigos. Somos grandes amigos e você, Sr. Presidente tem amigos em nosso país, para que possamos continuar com nossa parceria estratégica. Também pretendo me cercar de ótimas pessoas e, além dessa investigação, garanto como presidente da Ucrânia que todas as investigações serão realizadas de maneira aberta e sincera. Isso posso lhe garantir.

Trump: Bom, porque ouvi dizer que você tinha um promotor muito bom e ele foi tirado, e isso é realmente injusto. Muita gente está falando sobre isso, a maneira como eles tiraram seu promotor muito bom e vocês tiveram algumas pessoas muito ruins envolvidas. Giuliani é um homem altamente respeitado. Ele era o prefeito de Nova York, um grande prefeito, e eu gostaria que ele ligasse para você, pedirei que ligue para você junto com o procurador-geral. Rudy sabe muito bem o que está acontecendo e ele é um cara muito capaz. Se você pudesse falar com ele, seria ótimo. A ex-embaixadora dos Estados Unidos, a mulher, não era flor que se cheire e as pessoas com quem ela estava lidando na Ucrânia não eram flor que se cheire, então eu apenas quero que você saiba disso. Outra coisa. Há muito o que falar sobre o filho de Biden, que Biden impediu a acusação e muitas pessoas querem descobrir mais sobre isso, então o que você puder fazer com o procurador-geral seria ótimo. Biden se gabou de ter parado a promotoria, então se você pode investigar... Isso parece horrível pra mim.

Zelenskyy: Eu queria lhe contar sobre o procurador. Primeiro de tudo, eu entendo e tenho conhecimento da situação. Desde que ganhamos a maioria absoluta em nosso parlamento; o próximo promotor-geral será 100% do meu pessoal, meu candidato, que será aprovado pelo parlamento e começará como um novo promotor em setembro. Ele ou ela vai averiguar a situação, especificamente para a empresa que você mencionou neste problema. A questão da investigação do caso é, na verdade, o problema de tentar recuperar a honestidade, então vamos cuidar disso e trabalhar na investigação do caso. Além disso, gostaria de perguntar se você tem qualquer informação adicional que você possa fornecer para a gente, seria muito útil para a investigação garantir que nós administremos a justiça em nosso país. No que diz respeito à embaixadora da Ucrânia para os Estados Unidos, pelo que me lembro o nome dela era Ivanovich. Foi ótimo que você foi o primeiro a me dizer que ela era uma má embaixadora porque eu concordo com você 100%. A atitude dela em relação a mim estava longe de ser a melhor, pois ela admirava o presidente anterior e ela estava do lado dele. Ela não me aceitaria como novo presidente bem o suficiente.

Trump: Bem, ela vai passar por algumas coisas. Giuliani telefonará para você e também solicitarei ao procurador-geral Barr que ligue e chegaremos ao fundo disso. Tenho certeza que você vai descobrir isso. Ouvi dizer que o promotor foi muito mal tratado e ele era um promotor muito justo, então boa sorte com tudo. Sua economia ficará melhor e melhor, eu prevejo. Você tem muitos ativos. É um ótimo país. Eu tenho muitos amigos ucranianos, eles são pessoas incríveis.

Zelenskyy: Gostaria de lhe dizer que também tenho muitos amigos ucranianos que vivem nos Estados Unidos. Na verdade, da última vez que viajei para os Estados Unidos, fiquei em Nova York perto do Central Park e fiquei na Trump Tower. Conversarei com eles e espero vê-los novamente no futuro. Eu também queria agradecer pelo convite para visitar os Estados Unidos, especificamente Washington DC. Por outro lado, também quero garantir que seremos muito sérios sobre o caso e trabalharemos na investigação. Quanto à economia, há muito potencial para nossos dois países e uma das questões que são muito importantes para a Ucrânia é a independência energética. Acredito que podemos ter muito sucesso e cooperar na independência energética com os Estados Unidos. Já estamos trabalhando em cooperação. Estamos comprando petróleo americano, mas tenho muita esperança de um encontro futuro. Teremos mais tempo e mais oportunidades para discutir essas oportunidades e nos conhecermos melhor. Eu gostaria de agradecer muito pelo seu apoio.

Trump: Bom. Bem, muito obrigado e eu agradeço por isso. Vou dizer a Rudy e ao procurador-geral Barr para ligar. Obrigado. Sempre que você quiser vir à Casa Branca, não hesite em ligar. Dê-nos uma data e nós resolveremos isso. Estou ansioso para vê-lo.

Zelenzkyy: Muito obrigado. Eu ficaria muito feliz em ir e ficaria feliz em encontrá-lo pessoalmente e conhecê-lo melhor. Espero encontrá-lo e também gostaria de convidá-lo para visitar a Ucrânia e vir para a cidade de Kiev, que é uma cidade bonita. Temos um lindo país que gostaria de recebê-lo. Por outro lado, acredito que em setembro estaremos na Polônia e poderemos nos encontrar na Polônia. Depois disso, pode ser uma boa ideia viajar para a Ucrânia. Podemos pegar meu avião e ir para Ucrânia ou podemos pegar seu avião, que provavelmente é muito melhor que o meu.

Trump: OK. Nós podemos acertar isso. Estou ansioso para vê-lo em Washington e talvez na Polônia, porque acho que estaremos lá naquele momento.

Zelenzkyy: Muito obrigado, Sr presidente.

Trump: Parabéns pelo trabalho fantástico que você fez. O mundo inteiro estava assistindo. Eu não tenho certeza se isso foi uma chateação, mas parabéns.

Zelenskyy: Obrigada Sr presidente. Tchau.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]