Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eua

O retorno dos Kennedy nas mãos de um advogado de 31 anos

Joseph Kennedy III, neto de Robert e sobrinho-neto de John F. Kennedy, anunciou nesta quinta-feira (5) a intenção de concorrer a uma cadeira no Congresso

O retorno da dinastia mais famosa dos Estados Unidos, sem um cargo na política americana desde o ano passado, pode estar nas mãos de um advogado de 31 anos. Joseph Kennedy III, neto de Robert e sobrinho-neto de John F. Kennedy, anunciou nesta quinta-feira (5) a intenção de concorrer a uma cadeira no Congresso.

Atualmente promotor público em Massachusetts, Joseph já pediu para deixar o cargo e começou a montar uma campanha para brigar pela vaga na Câmara dos Representantes do deputado Barney Frank, que vai se aposentar.

Os Kennedy estão longe da política desde 2011, quando expirou o mandato na Câmara de Patrick Kennedy e, pela primeira vez em mais de seis décadas, o clã ficou sem um cargo em Washington. Com problemas com drogas, álcool e no centro de uma série de polêmicas, Patrick não aguentou a pressão de ser o remanescente da disnastia no Congresso, posição que ocupava desde a morte do pai Edward, então senador e irmão de John e Robert F. Kennedy.

O desafio de Joseph Kennedy III será, mais do que vencer a disputa dentro do Partido Democrata, suportar o peso que foi demais para o primo Patrick.

"Esse novo Kennedy tem experiência como promotor, uma trajetória parecida com a de seu avô, que foi procurador-geral dos EUA. Ele tem grande chance de ganhar a nomeação democrata e levar o nome da família de volta a Washington", opina Thomas Maier, autor de "The Kennedys: America's Emerald Kings" (Kennedy: os reis esmeralda da América, em tradução livre - uma referência à ascendência irlandesa da família).

Harvard

Ex-voluntário dos Peace Corps e formado pela escola de direito de Harvard, Joseph Kennedy III carrega o nome do pai, deputado entre 1987 e 1999, e do bisavô, patriarca do clã. Ele garante estar pronto para representar a família e, como disse em comunicado, ajudar a trazer de volta "a integridade que parece estar em falta" na política americana.

"Ele é um jovem sério e talentoso. O nome Kennedy não é mais certeza de vitória em uma eleição. Se ele ganhar, será provavelmente pelas qualidades que adquiriu por conta própria", disse Laurence Leamer, autor de três livros sobre a família, incluindo "Sons of Camelot: The Fate of an American Disnasty" (filhos de Camelot: o destino de uma dinastia americana, em tradução livre).

Eleito ou não, a carreira política de Joseph Kennedy III começa basicamente pelo mesmo distrito onde, em 1947, seu tio-avô John F. Kennedy foi eleito deputado e deu início à trajetória que o levaria décadas mais tarde à Casa Branca.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.