• Carregando...
Submarino USS Scorpion desapareceu em 1968, no Oceano Atlântico | Reprodução
Submarino USS Scorpion desapareceu em 1968, no Oceano Atlântico| Foto: Reprodução

caso do submarino ARA San Juan, que desapareceu no dia 15 de novembro, após de sair de Ushuaia, na Argentina, está comovendo o mundo todo. A embarcação, que realiza exercícios de vigilância, levava 44 tripulantes e é alvo de buscas intensas da Marinha argentina e de países que se ofereceram para ajudar.  

Ao longo da história, outras embarcações deste tipo se envolveram em situações parecidas. Veja outros cinco casos de desaparecimento de submarinos: 

1 – Kursk 

Em 2000, o submarino russo nuclear k-141, o Kursk, encalhou no mar de Barents, no Oceano Ártico. A embarcação levava 118 pessoas e, apesar de perder os sinais a embarcação, o governo russo, na época, demorou dias para tornar pública a situação. A Rússia também negou ajuda de outros países para as buscas porque a embarcação conteria segredos militares. 

O problema no submarino teria sido causado por uma explosão, em 12 de agosto. Parte dos tripulantes conseguiu ir para um compartimento seguro, na proa, emitir sinais de socorro por 48 horas. 

A localização do Kursk ocorreu em 13 de agosto, mas o governo só aprovou uma operação de resgate uma semana depois. Foram resgatados corpos de 115 ocupantes. A embarcação foi içada apenas em 2001. 

2 – Thresher 

Cento e vinte e nove pessoas ocupavam o submarino nuclear americano Thresher (SSN 593) em abril de 1963. A embarcação passava por testes de mergulho em grande profundidade quando houve um alagamento no compartimento de propulsão. A situação teria ocorrido por causa do rompimento de uma tubulação. 

O reator da embarcação foi desligado com o alagamento e não foi possível esvaziar os tanques. Teria ocorrido um congelamento do sistema de ar comprimido. 

Thresher foi encontrado a 2.600 metros de profundidade, em seis pedaços. 

3 – USS Scorpion 

Era maio de 1968 quando o submarino americano de propulsão USS Scorpion (SSN-589) afundou a 645 quilômetros a sudoeste das ilhas de Açores, no Oceano Atlântico, onde monitorava atividades soviéticas. A embarcação retornava à base e perdeu o contato com as autoridades. A tripulação a bordo era de 99 pessoas. As buscas duraram cerca de um mês. Até hoje, as causas do acidente são incertas e há suspeita de quem tenha ocorrido um ataque de soviéticos. 

Um navio oceanográfico localizou partes do casco do Scorpion em outubro de 1968, a 3 mil metros de profundidade. 

4 – U-Boot alemão 

De origem alemã, o submarino U-Boot (U-513) afundou em águas brasileiras em julho de 1943, ao ser atacado por um hidroavião norte-americano, em plena Segunda Guerra Mundial. Quarenta e seis tripulantes desapareceram e sete sobreviveram. 

A embarcação permaneceu oculta até 2011, quando foi encontrada na costa de Santa Catarina, a 75 metros de profundidade, por velejadores da família Schürmann, conhecidos por viagens de volta ao mundo pelo mar. 

5 – Minerve 

Depois de comunicar que atracaria em sua base em cerca de uma hora, em janeiro de 1968, o submarino francês Minerve (S-647) nunca mais emitiu sinais. Cinquenta e duas pessoas estavam a bordo. A Marinha francesa lançou de imediato buscas, mas nada foi encontrado e a operação foi cancelada semanas depois. Uma nova busca foi feita no ano seguinte, porém sem sucesso novamente. 

Há suspeita de que o clima, que estava ruim no momento da perda, possa ter interferido no desempenho da embarcação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]