
Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá fazer segunda-feira sua primeira visita oficial ao Congresso dos EUA, desde que venceu as eleições de novembro de 2008.
Obama deverá se reunir com a líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi (Democrata pela Califórnia), com o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid (Democrata por Nevada), e depois todos terão em encontro com o líder republicano no Congresso, senador Mitch McConnell (Republicano pelo Kentucky), e com o representante John Boehner (Republicano por Ohio).
As reuniões deverão ser pautadas pelas discussões sobre o novo pacote de estímulo à economia norte-americana, já que esse deverá ser o primeiro grande desafio que os congressistas enfrentarão quando o recesso acabar e eles se reunirem na próxima semana.
Existem rumores de que o novo pacote poderá chegar a US$ 1 trilhão em gastos do governo federal dos EUA nos próximos dois anos, o que inclui um investimento substancial em obras de infraestrutura como rodovias, pontes e trabalhos de reparos, mas também aumento no acesso à internet por banda larga e melhorias no sistema nacional de distribuição de energia.
Além disso, deverá haver aumento na ajuda do governo federal a estados, para ajudá-los a lidar com os aumentos de custos, como resultado da desaceleração da economia, e também aos trabalhadores americanos, que deverão ser beneficiados com cortes nos impostos.
Os líderes no Congresso deverão apresentar o projeto do novo pacote econômico para Obama logo após ele tomar posse em 20 de janeiro, embora o tamanho do plano econômico e sua complexidade indiquem que a legislação não estará finalizada e não deverá ser votada pelos congressistas até fevereiro.
Fim das férias
Obama, sua esposa, Michelle, e as duas filhas do casal deixaram o Havaí na quinta-feira, após um feriado de 12 dias. O casal Obama planeja ir a Washington amanhã, para que as duas filhas, Sasha, de 7 anos, e Malia, de 10 anos, comecem as aulas na segunda-feira.
O casal Obama só deverá se mudar de maneira permanente para Washington no dia 15. Até lá, todos residirão no Hotel Hay-Adams, próximo à Casa Branca.
Enquanto estiveram em férias na ilha havaiana de Oahu, os Obama mantiveram um perfil discreto. Além de passeios diários a campos de golfe e a uma academia, o presidente eleito ficou a maior parte do tempo em uma casa alugada perto de Honolulu. Quando saiu, Obama foi tomar sorvete com as filhas, visitou o zoológico e realizou outros programas infantis com as crianças.
Michelle Obama também ficou fora de vista, além de ocasionais idas à academia de ginástica. Ela não acompanhou o marido e as filhas nos passeios ao zoológico e ao aquário de Honolulu.



