Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tragédia

Obama condena "covarde" atentado contra sede da ONU na Nigéria

Pelo menos 18 pessoas morreram no ataque. Grupo radical islâmico se responsabilizou pelo atentado

Explosão na sede da ONU na Nigéria deixou pelo menos 18 mortos | EFE/Tony Nwosu
Explosão na sede da ONU na Nigéria deixou pelo menos 18 mortos (Foto: EFE/Tony Nwosu)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou "firmemente" o "covarde e horrendo" atentado contra a sede das Nações Unidas em Abuja, a capital da Nigéria, que, segundo as últimas informações, causou pelo menos 18 mortes.

As pessoas que trabalham nas Nações Unidas "se dedicam pelo simples propósito: tentar melhorar a vida do próximo e promover os valores sobre os quais foi fundada a ONU: dignidade, liberdade, segurança e paz", sustentou Obama ao condenar o atentado em comunicado divulgado pela Casa Branca.

Além disso, lembrou que a ONU trabalha em colaboração com o povo da Nigéria "durante mais de 50 anos".

Em outro comunicado, o Departamento de Estado americano declarou que "não há justificativa para tal violência" e que ataques terroristas como o desta sexta-feira "reforçam o compromisso de trabalhar com as Nações Unidas e com o povo da Nigéria".

O grupo radical islâmico Boko Haram, através de um telefonema à "BBC", se responsabilizou pelo atentado, que destroçou parte da sede da ONU na capital nigeriana.

O atentado já foi condenado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que lamentou que fora dirigido contra "pessoas que entregam sua vida a ajudar os demais".

A sede da ONU em Abuja reúne 26 agências humanitárias e de desenvolvimento da família da ONU, e se encontra em uma região central onde também estão localizadas várias delegações diplomáticas internacionais, entre elas a Embaixada dos EUA.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.