• Carregando...
O discurso finaliza uma nostálgica visita à Indonésia, onde Obama passou quatro anos da sua juventude | Reuters
O discurso finaliza uma nostálgica visita à Indonésia, onde Obama passou quatro anos da sua juventude| Foto: Reuters

O presidente norte-americano, Barack Obama, foi recebido nesta quarta-feira como um astro internacional em uma das maiores universidades da Indonésia, onde fascinou a plateia com um discurso que misturou o idioma local e uma mensagem de reforma.

O discurso finaliza uma nostálgica visita à Indonésia, onde Obama passou quatro anos da sua juventude. O presidente falou calorosamente das memórias da sua infância no país muçulmano mais populoso do mundo.

"Assalamu'alaikum. Salam sejahtera", disse Obama na abertura de seu discurso, usando um cumprimento indonésio que significa "A paz esteja com você, saudações prósperas". As poucas palavras arrancaram gritos de aprovação de uma multidão claramente impressionada pelo seu modo de falar desenvolto e com ótimo sotaque.

Os 6 mil estudantes, assessores e autoridades que abarrotaram o salão de formatura da universidade, ouviram o discurso atentamente e aplaudiram com veemência cada vez que ele falava no idioma indonésio ou mencionava famosos pontos turísticos de Jacarta, como o shopping Sarinah.

"Pulang kampung, nih", acrescentou Obama, uma gíria que significa "Voltei para a casa", tirando risadas e mais aplausos. "A Indonésia é parte de mim", acrescentou, na língua local.

Depois de entreter a platéia com descrições de Jacarta de quando era jovem, lembrando de vendedores de rua comercializando satay, de quando empinava pipas e perseguia libélulas em arrozais, Obama entrou em temas mais sérios, como religião e democracia.

Ele evocou a memória de estudantes que protestaram pacificamente para derrubar o ditador Suharto, abrindo espaço para uma era de reforma democrática.

Obama também exaltou a relativa harmonia religiosa da maioria muçulmana e prometeu que os Estados Unidos trabalharão duro para reparar suas "desgastadas relações" com o mundo islâmico.

"Eu acho que ele foi fantástico, especialmente quanto ao que ele disse sobre harmonia religiosa", afirmou uma estudante, Triamy Verdita, após o discurso. "Acho que foi legal quando ele disse que muitos americanos não conhecem a Indonésia e pediu que muitos americanos venham para cá estudar."

SISTEMA DE SOM RUIM

Outros estudantes reclamaram do sistema de som ineficiente, que dificultou aos estudantes ouvir claramente Obama, além das filas que se formaram desde a madrugada para assistir ao presidente norte-americano.

"Só estudantes convidados podiam ouvi-lo, e a maioria dos estudantes teve que ir para casa hoje e ontem", afirmou Imaddudin Abdullah, uma aluna de Relações Internacionais que estava entre aqueles selecionados para participar do evento.

"Eu pensei que o que ele falou sobre democracia foi muito bom, mas, no meu ponto de vista, as metas da era reformista ainda não foram alcançadas na Indonésia. Nem todos são prósperos, não há democracia econômica", afirmou. "Olhe a corrupção por todos os lados."

A corrupção continua abundante na Indonésia, onde é comum muitas pessoas oferecerem propina para a polícia e até juízes.

Pelas palmas e gritos, ao menos a maioria dos estudantes ficou impressionada com a desenvoltura e a mensagem de Obama.

"Ele ainda conhece a Indonésia, ele ainda lembra da língua indonésia, ele até lembrou do nome do shopping", afirmou Choky Ramadhan, um estudante de Direito. "O discurso dele foi muito curto. Foi como assistir a um show musical. Ficamos com gosto de quero mais."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]