Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Atrito diplomático

Obama envia destroieres para região de disputa entre Marinhas de EUA e China

Episódio complicou ainda mais as frágeis relações militares entre os dois países. Pentágono diz que embarcações chinesas "incomodaram" um de seus navios de vigilância oceânica

O presidente Barack Obama enviou destroieres fortemente armados para a região do Mar do Sul da China onde as Marinhas americana e chinesa tiveram uma disputa no último fim de semana, de acordo com informações publicadas nesta sexta-feira (13) no site do "Times".

Segundo o Pentágono, embarcações chinesas "incomodaram" um de seus navios de vigilância oceânica, que estava conduzindo operações de rotina em águas internacionais, 120 quilômetros ao sul da Ilha de Hainan. A Marinha americana informou que um navio de inteligência da Marinha, um barco-patrulha do Escritório de Pesca Marítima, um barco-patrulha da administração oceanográfica chinesa e duas traineiras pequenas com bandeira do país oriental se aproximaram a apenas 7,6 metros do USS Impeccable. A manobra chinesa forçou os marinheiros a adota posição de emergência.

A China acusou a Marinha dos Estados Unidos de realizar atividades ilegais de vistoria nas proximidades da ilha. Os chefes militares chineses chegaram a afirmar que a embarcação americana estava em missão de espionagem.

O episódio complicou ainda mais as frágeis relações militares entre os dois países. Obama pediu na quinta-feira que EUA e China tenham mais diálogo militar a fim de evitar a repetição do incidente. Uma linha direta entre o Pentágono e o Ministério de Defesa da China foi criada em abril do ano passado, mas ela não chegou a ser usada no incidente do fim de semana.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.