O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, escolheu a representante (deputada) Hilda Solis para ser a secretária do Trabalho da futura administração, disse uma fonte do meio sindical nesta quinta-feira (18). Obama também anunciou a nomeação de três funcionários importantes para a regulamentação dos mercados financeiros.
Congressista pela Califórnia, filha de imigrantes mexicanos e nicaragüenses, Hilda Solis foi eleita pela quinta vez representante da Califórnia nas eleições americanas de novembro. Ela representa o condado de East Los Angeles, uma zona com grande população hispânica.
A fonte falou sob anonimato, à espera do anúncio oficial. O escritório de Solis, procurado pela Associated Press, não respondeu aos pedidos de entrevista. O anúncio oficial de Obama deverá ser feito amanhã em coletiva de imprensa, quando ele também deverá confirmar o nome do novo secretário dos Transportes, que deverá ser o congressista republicano Ray LaHood, de Illinois, amigo do chefe de gabinete da futura administração, Rahm Emmanuel.
Mais cedo, foi informado que Obama planeja nomear o ex-prefeito de Dallas Ron Kirk como o próximo Representante Comercial do país (chefe do USTR), segundo uma fonte.
Kirk, que foi o primeiro prefeito afro-americano de Dallas, de 1995 a 2001, é atualmente sócio da firma de advocacia Vinson & Elkins LLP, especializado em finanças e políticas públicas. Obama deverá anunciar a escolha de Kirk na sexta-feira.
Kirk, que também foi considerado um forte candidato para secretário de Transporte, vai assumir um duro trabalho na condução da política comercial dos EUA.
Três acordos de livre comércio - com a Colômbia, Coréia do Sul e Panamá - permanecem no limbo em meio a uma longa batalha sobre a política comercial entre o Congresso controlado pelos democratas e a administração republicana do presidente George W. Bush.
Obama tem se colocado ao lado do seu partido em argumentar que o governo colombiano precisa fazer mais para proteger os sindicatos de trabalhadores da violência, assim como ajudar os trabalhadores deslocados de seus empregos por causa do comércio.
Como candidato, Obama prometeu trazer o Canadá e o México para a mesa para reforçar os padrões trabalhistas e ambientais no Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).
Regulamentação nos mercados
Na manhã desta quinta-feira, Obama nomeou três reguladores veteranos do mercado financeiro para sua equipe, que terão o objetivo de evitar que no futuro os EUA sofram uma nova crise financeira como a que agora atinge o país e se espalhou para o resto do mundo.
Obama nomeou Mary Shapiro para dirigir a Securities and Exchange Commission (SEC), a comissão de valores mobiliários dos EUA, que regula o mercado financeiro. Obama também nomeou Gary Gensler para chefiar a Commodity Futures Trading Commission, que regulamenta e vigia o comércio e as bolsas de commodities, e Daniel Tarullo para preencher uma vaga no Federal Reserve, o banco central dos EUA. Todos os três precisarão ser confirmados nos cargos pelo Senado americano em 2009.
Shapiro foi comissária da SEC por vários anos e atualmente chefia a Autoridade Regulatória da Indústria Financeira, uma entidade que está sob fortes críticas por ter fracassado em proteger os investidores e detectar antes os problemas em Wall Street.
A SEC enfrenta agora um dos seus períodos mais difíceis, criticada pelo fracasso em detectar os sinais de problemas nos maiores bancos de investimentos dos EUA e no sistema financeiro como um todo.
À medida que os detalhes da mais recente fraude vêem à tona, a da pirâmide montada por Bernard Madoff, aumentam as críticas à SEC, que por quase uma década recebeu denúncias e pistas de fraudes no fundo comandado pelo magnata e não investigou as acusações.
Gensler, um ex-funcionário do Tesouro na administração Bill Clinton (1993-2001) comandará a agência independente encarregada de fiscalizar os mercados de commodities.
Tarullo, um professor de direito na Universidade Georgetown, que também trabalhou na administração Clinton, preencherá uma vaga no Federal Reserve em Washington. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.



