Folhapress - Um dia após o presidente dos EUA, Barack Obama, exigir a soltura de três montanhistas americanos presos em Teerã há um ano, o governo do Irã reagiu dizendo que o o assunto é um tema judicial e não político, e que as investigações prosseguirão normalmente.
Os americanos Shane Michael Bauer, Joshua Felix e Sarah Emily Shourd foram presos em 31 de julho do ano passado após atravessar ilegalmente a fronteira entre Iraque e Irã e são acusados de espionagem pelas autoridades iranianas.
"Os três norte-americanos foram detidos pela entrada ilegal no território iraniano, portanto seu delito é óbvio e devem responder por isso como qualquer outra pessoa", disse o porta-voz da chancelaria da República Islâmica, Ramin Mehmanparast. Segundo ele, os três presos foram tratados conforme as normas islâmicas e humanas durante o cativeiro.
Em comunicado, Obama afirmou que a detenção dos americanos é "injusta". A libertação dos três turistas é "um imperativo humanitário", pois os jovens são "inocentes", diz a nota.



