• Carregando...

No discurso que fez à Convenção Nacional Democrata, em Charlotte, na Carolina do Norte, Obama apresentou a eleição de 2012 como o evento em que não só os americanos irão escolher seu presidente, mas também como aquele em que eles decidirão o futuro dos EUA e o que definirá o caráter do povo americano nos próximos anos.

"A nossa luta é para restaurar os valores que construíram a maior classe média e a economia mais forte do mundo. Os valores que meu avô defendeu como um soldado no Exército de Patton, os valores que impulsionaram minha avó quando ela trabalhou em uma linha de montagem."

"Nossos pais e avós sabiam que eram parte de algo maior: uma nação que triunfou sobre o fascismo e depressão, uma nação onde as empresas são mais inovadoras e todos compartilham o orgulho e o sucesso. Meus avós viveram o que é a essência dos Estados Unidos: a promessa de que o trabalho duro compensa, que a responsabilidade será recompensada, que o destino será justo, que todos jogam as mesmas regras: desde Wall Street a Washington, DC."

Obama quis mostrar que a própria decisão de se candidatar à Presidência aconteceu a partir do momento em que percebeu que esses valores estavam acabando."Eu concorri para a Presidência quando vi que essa essência estava acabando, quando em 2008 vimos que por quase uma década as famílias americanas lutavam contra o aumento do custo de vida, a hipoteca, o preço da gasolina, dos alimentos. Uma tragédia da qual ainda estamos lutando para se recuperar."

Ele criticou os republicanos com o argumento de que neles falta a preocupação com esses valores que, para Obama, definem o homem americano, a classe média dos EUA.

Economia

Obama tentou afastar a ideia de que sua administração na economia foi fraca. No lugar disso, mostrou que suas ações também partiam de uma escolha: "Podemos escolher um futuro onde nós exportamos mais produtos e terceirizamos menos empregos. Depois de uma década, estamos voltando ao básico, e fazendo o que a América sempre fez de melhor: produzir".

"Depois de uma década de declínio, o país criou mais de meio milhão de empregos na indústria nos últimos dois anos e meio. E agora você tem uma escolha: podemos dar mais isenções fiscais para as empresas que criam trabalhos no exterior, ou podemos começar a premiar empresas que abrem novas fábricas nos EUA e formar os novos trabalhadores e criar novos postos de trabalho aqui. Nós podemos ajudar a grandes fábricas e pequenas empresas a dobrar suas exportações. Se escolheremesse caminho, podemos criar um milhão de novos empregos na indústria nos próximos quatro anos. Você pode fazer isso acontecer. Você pode escolher o futuro."

Escolha

"Quando tudo estiver dito e feito --quando você pegar a cédula de voto-- você terá de enfrentar uma das escolhas mais importantes em uma geração. Ao longo dos próximos anos, grandes decisões serão tomadas em Washington sobre emprego, economia, impostos, deficits, energia, educação, guerra e paz --decisões que terão um enorme impacto em nossas vidas e nas vidas de nossos filhos."

"Vai ser uma escolha entre dois caminhos diferentes para a América. A escolha entre duas visões fundamentalmente diferentes para o futuro."

Obama destacou que o caminho a ser percorrido para a recuperação dos EUA será penoso e mais lento do que todos gostariam, embora possível.

"Eu não vou fingir que o caminho que eu ofereço é rápido ou fácil. Nunca fiz isso. Você não me elegeram para eu dizer o que vocês queriam ouvir. Você me elegeram para falar a verdade. E a verdade é que vai demorar mais do que alguns anos para resolvermos os desafios que se acumularam ao longo de décadas.

Vai exigir esforço comum, responsabilidade compartilhada e uma persistente experimentação, similar àquela feita por Franklin Roosevelt, quando ele se deparou com a única crise que foi pior do que a que passamos.""Mas saibam disso: Nossos problemas podem ser resolvidos. Nossos desafios podem ser cumpridos. O caminho que nós oferecemos pode ser o mais difícil, mas é o que leva a um lugar melhor. E eu estou pedindo para você escolher esse futuro. Eu estou pedindo comprometimento com algumas metas para os EUA --as metas de energia, indústria, educação, segurança nacional, deficit. Peço a escolha de um plano real, viável, que nos trará novos empregos, mais oportunidades e reconstruirá a economia em uma base mais forte. Isso é o que podemos fazer nos próximos quatro anos, e é por isso que eu estou concorrendo para um segundo mandato como presidente dos Estados Unidos."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]