Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Discurso

Obama faz piada sobre gripe suína e gafes

Presidente faz discurso bem-humorado durante evento para correspondentes da Casa Branca. Não poupou adversário e a sua própria gestão

Obama ri e arranca risos  dos convidados em um jantar da Casa Branca | Jonathan Ernst/Reuters
Obama ri e arranca risos dos convidados em um jantar da Casa Branca (Foto: Jonathan Ernst/Reuters)

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, arrancou gargalhadas ao fazer piadas sobre sua própria administração e sobre os adversários republicanos durante o jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca, em Washington, no sábado. No evento, tradicionalmente marcado por um discurso bem humorado do presidente americano da vez, Obama acabou tentando fazer graça com a gripe suína, pouco antes de ser anunciada a morte da terceira vítima da doença nos EUA.

"Eu gostaria de falar sobre os planos da minha administração nos próximos cem dias. Durante o segundo período de cem dias, nós desenharemos, construiremos e abriremos uma biblioteca dedicada aos meus primeiros cem dias", disse Obama, que completou recentemente a marca com alta popularidade.

"Eu acredito que meus próximos cem dias serão tão bem-sucedidos que eu conseguirei completá-los em 72 dias e no 73º eu descansarei", disse, aos risos da plateia.

O democrata não poupou também os rivais ao dizer que os republicanos, que vivem fase de grande impopularidade, "não se qualificam para um plano de resgate" e que o conservador comentarista de rádio Rush Limbaugh "não conta como um ‘papel podre’" – uma referência ao recente plano bilionário aprovado por seu governo para ajudar os bancos e que tem como foco os ativos problemáticos.

Na lista de republicanos, Obama também alfinetou o ex-vice-presidente Dick Cheney, que não poupa críticas públicas ao novo governo. Brincando sobre sua ausência no jantar, o presidente afirmou: "ele está muito ocupado escrevendo suas memórias, intituladas ‘Como atirar em amigos e interrogar pessoas’".

Gafes

Digno dos melhores humoristas americanos, Obama também não deixou para trás as gafes de sua própria administração.

Ele lembrou o episódio no qual o avião presidencial sobrevoou Nova Iorque causando pânico entre moradores que se lembraram dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 na cidade.

Obama brincou também dizendo que a epidemia fez sua ex-rival democrata Hillary Clinton se aproximar ainda mais dele. "Nós fomos rivais durante a campanha, mas, nestes dias, não poderíamos estar mais próximos. Na verdade, assim que chegou do México, ela me puxou num canto, me abraçou e me deu um grande beijo e me falou para ir lá pessoalmente", disse Obama.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.