Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições nos EUA

Obama mantém dez pontos de vantagem sobre McCain nas intenções de voto

Escolha presidencial está sendo avaliada com cuidado por eleitorado entrevistado pelo Gallup. Impacto da crise econômica no bolso dos consumidores norte-americanos pode pesar na decisão da escolha do presidente para metade dos consultados

Obama lidera com 51% das intenções de voto contra 41% de McCain | Jim Young / Reuters
Obama lidera com 51% das intenções de voto contra 41% de McCain (Foto: Jim Young / Reuters)

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, mantém dez pontos porcentuais de vantagem nas intenções de voto do eleitorado americano sobre seu rival republicano, John McCain, indica a pesquisa diária do Gallup, publicada nesta sexta-feira (10) no site do instituto. Obama lidera com 51% e McCain tem 41% das intenções de voto. O instituto avalia que não houve alteração significativa nas intenções de voto nesta semana, embora McCain tenha melhorado um pouco, na preferência do eleitorado, nas entrevistas feitas na noite desta quinta-feira. Na pesquisa publicada nesta quinta, Obama tinha 52% das intenções de voto e McCain tinha 41%. A pesquisa publicada nesta sexta reúne entrevistas feitas na noite de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira.

"A maior notícia do dia é a crise econômica e seu efeito dramático nos mercados financeiros mundiais. Cerca de metade dos americanos entrevistados indicaram ao Gallup que estão pessoalmente muito preocupados com o dinheiro, o que ressalta o grande impacto que a economia está tendo nas vidas dos eleitores e o quanto a angústia econômica poderá influenciar sua escolha presidencial", avalia o Gallup. O terceiro e último debate entre Obama e McCain acontecerá na próxima quarta-feira, na Universidade Hofstra, em Nova York.

A pesquisa Gallup entrevistou 2.784 eleitores registrados entre os dias 7 e 9 de outubro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.