Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Repetição

Obama não vai levar "sapatada", diz Lula

Presidente falou com jornalistas durante café da manhã no Planalto. Lula disse que novo presidente dos EUA precisa priorizar a América Latina

O presidente Luiz Inácio Lula da SIlva brinca com jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto | Roosewelt Pinheiro/Abr
O presidente Luiz Inácio Lula da SIlva brinca com jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto (Foto: Roosewelt Pinheiro/Abr)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (19), durante um café da manhã com jornalistas no Planalto, que o incidente da "sapatada" do presidente George W. Bush não deve se repetir com o seu sucessor, Barack Obama. Para Lula, Obama tem todas as condições de fazer uma grande administração e não terá problemas de popularidade como Bush. "O Obama não vai levar sapatada".

Lula afirmou que o novo presidente norte-americano precisa dar prioridade à América Latina até para resolver problemas internos de seu país, como a imigração.

O presidente disse ter ficado surpreendido com a declaração do presidente cubano, Raul Castro, de que desejaria negociar troca de prisioneiros com os Estados Unidos. "Espero que o Obama tenha ouvido", disse. Lula voltou a defender o fim do embargo econômico a Cuba.

Ele afirmou que o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, também já manifestou interesse em "reatar" as relações com os Estados Unidos.

Lula disse esperar de Obama medidas rápidas também contra a crise financeira, principalmente as voltadas para o setor produtivo para acelerar uma recuperação norte-americana.

O presidente brasileiro deu um conselho ao colega norte-americano. ‘Tem que fazer logo porque se não tomar medidas rapidamente, a maquina absorve".

Lula defendeu ainda que os Estados Unidos ajudem as montadoras do país e disse não ser concebível que empresas de grande porte sejam levadas à falência. "Impensável o mundo sem marcas do século 20, como a GM, Chrysler e Ford, que todos nos conhecemos e geram 3 milhões de empregos".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.