Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imigração

Obama pode bater recorde de deportações

Policiais do Arizona cercam manifestantes contrários à lei contra imigrantes ilegais | Ringo H.W. Chiu/Getty Images/AFP
Policiais do Arizona cercam manifestantes contrários à lei contra imigrantes ilegais (Foto: Ringo H.W. Chiu/Getty Images/AFP)

Enquanto critica a nova lei de imigração do Arizona, o governo do presidente Barack Obama se move a passos largos para bater um recorde de deportações de imigrantes ilegais em 2010, com estimadas 400 mil pessoas forçadas a deixar os EUA.

O número, calculado pela própria agência federal de imigração (ICE), é 10% maior que o de 2008 – ainda sob o ex-presidente Geor­­ge W. Bush (2001-2009) – e 25% maior que no ano anterior.

O governo afirma que o principal alvo das deportações são ilegais que foram presos por outros motivos e depois tiveram o status migratório checado, algo comum no Arizona. Mas na prática, diz o diretor do ICE, John Morton, pouco menos da metade das deportações é de indivíduos com ficha criminal.

O reforço do governo nas de­­por­­tações é intencional. O objetivo é angariar apoio político entre conservadores. Apesar de o processo judicial que o Departamento da Justiça dos EUA move contra a lei do Arizona reclamar que o Estado quer aplicar ações anti-imigração que são de responsabilidade federal, Obama aumentou o número de acordos que permitem a policiais de municípios agir como oficiais de imigração.

Os acordos e investimento em programas que checam o status legal de presos para deportar os que estão no país ilegalmente eram políticas defendidas por Bush. Mas Obama trocou batidas em locais de trabalho por auditorias em em­­presas. Mais de US$ 6,4 mi­­lhões em multas foram aplicadas contra empregadores acusados de contratar ilegais desde 2008.

Discriminação

Figura pública mais odiada pelos ilegais do Arizona, o xerife do Con­­dado de Maricopa, Joe Arpaio, se tornou nos últimos dias o rosto mundial da controvérsia sobre a imigração no Arizona. É descrito por seus próprios agentes como "viciado em câmeras de tev꒒.

Filho de italianos, Joseph M. Arpaio, 77 anos, diz ter mais de 10 mil condenados nas cadeias. No total, já encontrou mais de 33 mil imigrantes indocumentados, a maior parte mexicanos (brasileiros ilegais, diz, não costumam cau­­sar problemas aqui).

O xerife "durão" enfrenta problemas: há dois anos, o prefeito de Phoenix, Phil Gordon, enviou carta ao Departamento da Justiça acusando o xerife de "assédio discriminatório e condução de buscas irregulares’’.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.