Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Obama saúda libertação de militar americano pelo Taleban

O sargento americano Bowe Bergdahl era o último militar americano mantido prisioneiro no Afeganistão pelo grupo extremista Taleban

Neste sábado (31), o presidente dos EUA, Barack Obama, fez um discurso num dos jardins da Casa Branca para saudar a libertação do sargento americano Bowe Bergdahl, 28, último militar americano que era mantido prisioneiro no Afeganistão pelo grupo extremista Taleban.

"Enquanto Bowe estava desaparecido, ele nunca foi esquecido", disse o presidente, que discursou ladeado pelos pais de Bergdahl, Jani e Bob.

O sargento, que passou cinco anos preso, foi libertado pelos talebans numa negociação que envolveu a mediação do Qatar e incluiu a soltura de cinco pessoas ligadas ao grupo extremista que estavam presas na base americana de Guantánamo, em Cuba.

Segundo Obama, os cinco detidos em Guantánamo só foram soltos depois de o governo se certificar de que a segurança nacional não correria risco. O presidente disse ainda manter o "compromisso férreo" de trazer de volta aos EUA todos os soldados no Afeganistão.

Na terça-feira (27), a Casa Branca havia prometido retirar do território afegão até o fim de 2014 mais de dois terços dos quase 33 mil militares que ainda estão no país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.