Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

Observação de estrela pode mostrar os "primeiros passos" de um planeta

Estrela "T Cha" foi estudada com telescópio do Observatório Europeu do Sul. Astro está a 350 anos-luz de distância da Terra

 |

Uma equipe de astrônomos internacional utilizou o Telescópio Very Large, do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) para estudar um possível planeta em redor da estrela T Chamaeleontis (T Cha), na constelação do Camaleão.

A estrela está a 350 anos-luz de distância da Terra. Um disco de poeira e gás contorna o astro, que ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. Apesar de ser parecida com o Sol, ela está uma idade muito menor: aproximadamente 7 milhões de anos.

Uma falha neste anel de poeira e gás - que fica a uma distância de 20 milhões de quilômetros de T Cha - foi detectada pelo telescópio do ESO e divulgada nesta quinta-feira (22). O "buraco" pode indicar a presença de um planeta na região.

O próximo passo dos astrônomos é descobrir se esta falha é de fato causada por um planeta durante os seus "primeiros passos", que tenta se livrar do material à frente para poder estabelecer uma órbita, ou de uma anã-marrom - uma estrela pequena, com pouco luminosidade e energia, menor que as estrelas comuns.

Segundo o ESO, esta é a primeira vez que um objeto com dimensões comparáveis as de um planeta é detectado dentro do disco de formação planetária de uma estrela jovem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.