Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
conflito

Observadores permanecerão na Síria, afirma autoridade da ONU

Um exame será realizado para indicar se mudanças podem ser realizadas na missão

As Nações Unidas manterão seus observadores desarmados na Síria, apesar do aumento da violência que levou à suspensão de suas patrulhas, declarou nesta terça-feira (19) o chefe das operações de manutenção da paz da ONU, Hervé Ladsous.

A ONU decidiu "não tocar, nem modificar, mas, acima de tudo, manter a integridade" da missão da ONU na Síria, declarou Ladsous à imprensa. Um exame será realizado para indicar se mudanças podem ser realizadas na missão, acrescentou.

O chefe da missão das Nações Unidas na Síria, general Robert Mood, havia explicado antes ao Conselho de Segurança que os observadores estão "moralmente obrigados" a permanecer na Síria, segundo fontes diplomáticas que participaram da reunião.

"Permaneço comprometido com a missão na posição em que nos encontramos atualmente -não iremos a lugar algum- para retomar, para voltar às atividades normais e à execução da implementação normal das tarefas" da missão de observadores, disse Mood à imprensa.

O Conselho de Segurança da ONU se reuniu para debater o futuro da missão depois de esta ter sido suspensa no sábado passado devido ao aumento das hostilidades.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.