• Carregando...
Polícia de choque usa spray de pimenta em apoiadores do candidato à presidência Carlos Mesa, em frente ao local de apuração em La Paz
Polícia de choque usa spray de pimenta em apoiadores do candidato à presidência Carlos Mesa, em frente ao local de apuração em La Paz| Foto: JORGE BERNAL / AFP

A missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) na Bolívia manifestou preocupação com a mudança de resultados preliminares na eleição presidencial na Bolívia. Em comunicado divulgado na noite de segunda-feira (21), a OEA afirma que sua missão observou desigualdade entre os candidatos: "O uso de recursos públicos durante a campanha foi notório".

A entidade expressou sua "profunda preocupação e surpresa com a drástica e de difícil justificativa mudança na tendência dos resultados preliminares conhecidos após o encerramento das pesquisas", e afirmou que apresentará um relatório com recomendações a um segundo turno.

O comunicado detalha ainda como o procedimento aconteceu:

"Às 19h40 de domingo, 20 de outubro, o TSE divulgou os resultados do TREP [Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares]. Esses números indicavam claramente um segundo turno, uma tendência que coincidia com a única contagem rápida autorizada e o exercício estatístico da Missão. Nossas informações foram compartilhadas hoje com o TSE e com o Ministério de Relações Exteriores.

Às 20h10 de ontem, o TSE deixou de divulgar resultados preliminares, por decisão do plenário, com mais de 80% das atas registradas. 24 horas depois, o TSE apresentou dados com uma inexplicável mudança de tendência que modifica drasticamente o destino da eleição e gera perda de confiança no processo eleitoral."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]