• Carregando...
Fumaça pode ser vista saindo do antigo aeroporto de Rafah em Gaza | Said Khatib / AFP Photo
Fumaça pode ser vista saindo do antigo aeroporto de Rafah em Gaza| Foto: Said Khatib / AFP Photo

O Exército de Israel anunciou neste domingo (4) que 30 militares ficaram feridos durante o primeiro dia da ofensiva terrestre na Faixa de Gaza.

Na Faixa de Gaza, médicos disseram que o número de mortos palestinos é de 460 desde o início da ofensiva israelense em 27 de dezembro de 2008 e mais 2.350 feridos. Quatro deles foram mortos após o início do ataque terrestre, que começou no sábado (3). Veja a cobertura completa dos ataques de Israel à Faixa de Gaza

Antes do anúncio oficial israelense, o Hamas havia dito que nove militares israelenses foram mortos em conflitos, mas o Exército negou as mortes.

A cadeia de televisão do Hamas, Al Aksa TV, informou neste domingo que militantes palestinos capturaram dois soldados israelenses durante a incursão terrestre. O Exército de Israel não confirma a informação.

O jornal americano "New York Times" diz ainda que quatro israelenses morreram após o início da ofensiva.

Ataque terrestre

Milhares de tropas de Israel com tanques lançaram a ofensiva terrestre na noite de sábado (3) depois de oito dias de ataques aéreos.

A incursão militar deflagrou conflitos com militantes palestinos e milicianos do Hamas de Gaza.

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, declarou que o ataque por terra será de longa duração. "Não será fácil e não será curto", afirmou em uma rede nacional de televisão.

Militares de Israel marcharam camuflados no ataque. Ao mesmo tempo em que progredia a ofensiva terrestre, Israel continuava a atacar Gaza com ataques aéreos.

Líderes de Israel disseram que a operação militar foi deflagrada para interromper à força ataques de foguetes contra o sul de Israel. Segundo as autoridades israelenses, o objetivo não é reocupar Gaza.

Sem acordo

O Conselho de Segurança da ONU marcou uma reunião de emergência em Nova York neste sábado (3), mas não houve acordo para selar uma resolução pelo cessar-fogo imediato. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a líderes mundiais que intensifiquem esforços para conseguir uma trégua imediata. Ban Ki-moon chegou a fazer o pedido por telefone ao primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert.

O ataque aéreo de Israel em Gaza nos últimos oito dias começou pouco depois de uma trégua de seis meses expirar. Segundo estimativas de médicos de Gaza, os ataques aéreos israelenses mataram mais de 480 palestinos na última semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]