• Carregando...
Ônibus espacial Atlantis parte para sua última missão | Reuters
Ônibus espacial Atlantis parte para sua última missão| Foto: Reuters
  • Comandanete do Atlantis Ken Ham se despede dos membros da equipe de operações enquanto se prepara para o lançamento.

O ônibus espacial Atlantis e seis astronautas veteranos partiram nesta sexta-feira do Centro Espacial Kennedy para levar um módulo russo e repor peças da Estação Espacial Internacional.

Foi o último lançamento do Atlantis, sobrando apenas mais dois lançamentos do tipo antes do fim do programa de ônibus espaciais. A Nasa aposentará os ônibus espaciais, que começaram a voar em 1981, devido a problemas de custo e segurança. Outras naves irmãs, como Discovery e Endeavour, devem fazer seus últimos voos até o fim do ano.

O Atlantis decolou de sua plataforma litorânea às 15h20 (horário de Brasília), rasgando o céu com uma chama brilhante ao sobrevoar o oceano Atlântico com direção ao encontro orbital com a estação internacional 354 quilômetros acima da Terra. O acoplamento está previsto para domingo.

O ônibus espacial transporta um pequeno laboratório e um compartimento de acoplamento que serão anexados ao lado russo da estação, um projeto de 100 bilhões de dólares envolvendo 16 países, que está perto de sua conclusão após mais de uma década de construção.

Veja o que será feito durante a última missão do Atlantis:

- Em seu 32o e último voo, o Atlantis transporta um laboratório russo e um módulo de acoplamento conhecido como Mini Módulo de Pesquisa 1, um compartimento de sete metros que será instalado na porta do módulo Zarya que está voltada para a Terra.

- O ônibus espacial também entregará seis baterias de níquel e hidrogênio, de 166 quilos, para o sistema solar da Estação Espacial Internacional, uma antena de comunicação e uma plataforma de trabalho para um guindaste de robótica canadense.

- Três caminhadas espaciais estão previstas durante a missão para substituir as baterias da torre de energia solar, instalar uma nova antena e outras tarefas para preparar as operações depois que os ônibus espaciais se aposentarem no fim deste ano.

- Outros dois ônibus espaciais devem continuar a construção feita pelos Estados Unidos do posto avançado orbital. Em setembro, a missão do Discovery levará mais baterias para a estação e, em novembro, o Endeavour entregará o experimento de partículas físicas, o Espectrômetro Magnético Alpha.

- O Atlantis será preparado para fazer mais uma missão: servir como nave de resgate em caso de a tripulação da última missão precisar voltar para casa, mas não há previsão de que volte a voar novamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]