Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

ONU alerta para epidemia de cólera na África

Mais de 85 mil casos já foram registrados pelo Unicef. Mais de 2,4 mil mortes foram confirmadas

O oeste e o centro da África enfrentam uma das piores epidemias de cólera em sua história, com mais de 85 mil casos registrados, informou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta terça-feira. Há mais de 85 mil casos registrados e 2.466 mortes confirmadas este ano, segundo o braço da ONU para as crianças.

"O tamanho e a escala da epidemia significam que a região está enfrentando uma das maiores epidemias em sua história", afirmou a porta-voz da Unicef. "Os mais significativos aumentos em 2011 estão no Chade, onde é registrada sua pior epidemia, em Camarões onde nove dos 10 distritos têm casos, e no oeste na República Democrática do congo, onde a taxa de mortalidade está acima de 5%", disse a funcionária.

Em alguns distritos, a taxa de mortalidade chegou a 22%. A ONU também notou que as epidemias ocorrem em locais onde o cólera não era endêmico. "Há casos ocorrendo fora da típica temporada de cólera, e também em uma área geográfica mais ampla", disse a porta-voz. "No centro da África, acaba de ser decretada uma epidemia. Eles não tinham cólera havia anos. Isso significa que as pessoas estão menos atentas sobre como evitar ou responder a uma epidemia de cólera."

Além disso, as altas taxas de mortalidade são registradas em locais onde o cólera não é endêmico. "Na República Democrática do Congo, nós temos este ano epidemias em províncias que não tinham o problema nos últimos 10 anos", afirmou um porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS). "Vemos uma taxa de mortalidade muito maior que em províncias onde o cólera é endêmico, como em Kivu do Norte e Kivu do Sul", no Congo, acrescentou o funcionário. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.