• Carregando...
Veículo blindado francês de transporte de soldados é visto em patrulha nas ruas de Bangui, capital da República Centro-Africana | Reuters/Emmanuel Braun
Veículo blindado francês de transporte de soldados é visto em patrulha nas ruas de Bangui, capital da República Centro-Africana| Foto: Reuters/Emmanuel Braun

O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) autorizou nesta quinta-feira (5) uma intervenção militar da França e da União Africana (UA) com o objetivo de tentar conter a caótica situação em que se encontra a República Centro-Africana.

O CS da ONU aprovou por unanimidade a resolução patrocinada pela França com a justificativa de restabelecer as condições de segurança e proteger a população civil de um dos países mais pobres da África, afetado por instabilidades políticas e tensões religiosas.

A missão será liderada pela UA e contará com a participação do exército francês. No mês passado, o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, alertou que a República Centro-Africana está "à beira de um genocídio".

A República Centro-Africana vive uma intensificação da violência entre cristãos e muçulmanos em meio a denúncias generalizadas de assassinatos, tortura e violência sexual desde um golpe de Estado ocorrido em março. A situação obrigou o então presidente da República Centro-Africana, François Bozizé, a fugir do país. Fonte: Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]