• Carregando...

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, criticou nesta terça-feira os disparos de artilharia efetuados pela Coreia do Norte contra uma ilha sul-coreana perto da fronteira marítima entre os dois países. Por meio de nota, Ban qualificou o ataque como "condenável" e exige "contenção imediata" das partes.

"Este ataque foi um dos mais graves incidentes desde o fim (da fase bélica) da Guerra da Coreia (1950-1953)", diz Ban. "Quaisquer divergências devem ser solucionadas por meios pacíficos e pelo diálogo", prossegue o chefe da ONU. A Guerra da Coreia foi travada de 25 de junho de 1950 a 27 de julho de 1953. O conflito armado foi interrompido por um armistício, mas as Coreias do Norte e do Sul jamais negociaram um tratado formal de paz, motivo pelo qual considera-se que os dois países continuam tecnicamente em guerra.

Nesta terça, a Coreia do Norte disparou dezenas de salvas de artilharia na direção da ilha de Yeonpyeong e adjacências, provocando a morte de pelo menos dois militares sul-coreanos e ferindo 15. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]