• Carregando...

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pretende realizar no dia 24 de setembro uma reunião de alto escalão sobre as mudanças no clima, em paralelo à sessão anual da Assembléia Geral da ONU.

Ban disse que a conscientização da comunidade internacional cresceu rapidamente com a divulgação dos relatórios elaborados pelo Painel Intergovernamental sobre as Mudanças no Clima (IPCC), montado pela ONU. Segundo os estudos, é preciso dar início já aos esforços para conter a emissão de dióxido de carbono e outros gases-estufa, para que o impacto aos seres humanos e à natureza sejam minimizados.

Ban disse à Reuters Television na quarta-feira que quer realizar a reunião na véspera do dia em que premiês e ministros das Relações Exteriores falarão à Assembléia Geral.

O secretário-geral, que já foi ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul e que assumiu o cargo na ONU no dia 1o de janeiro, disse que a maior parte da comunidade internacional concorda que a ONU tem de "assumir um papel de liderança na catalisação das atitudes necessárias".

Mesmo assim, na semana passada a Comissão de Desenvolvimento Sustentável da entidade encerrou uma conferência com ministros do mundo todo sem conseguir chegar a um documento, já que a União Européia bloqueou o texto final, porque ele não incluía metas para a economia de energia nem para o aquecimento global.

Ban disse não ter ficado desanimado com o fracasso, e afirmou estar recebendo grandes indicações de um "apoio crescente às questões ligadas à mudança no clima".

O secretário-geral nomeou três conselheiros - o ex-premiê norueguês Gro Harlem Brundtland, o ex-presidente chileno Ricardo Lagos e o ex-ministro sul-coreano Han Seung-soo - para sondar os líderes governamentais antes da reunião de setembro.

A cúpula planejada por Ban deve servir de introdução para a Convenção-Quadro sobre Mudanças no Clima da ONU que acontece em dezembro, em Bali, na Indonésia, onde há a expectativa de que sejam lançadas negociações formais sobre um novo tratado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]