Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Explicações

ONU diz que documento sobre programa nuclear do Irã pode ser concluído neste ano

Diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirma que, para isso, precisará da cooperação de Teerã

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que espera concluir sua investigação sobre as alegações de que o Irã vinha mantendo um programa secreto de armas nucleares até o final do ano. A jornalistas neste sábado (4), o diretor geral da agência Yukiya Amano afirmou, porém, que precisará da cooperação de Teerã.

Os Estados Unidos e seus parceiros internacionais alegam que o Irã precisa dar mais informações sobre suas atividades nucleares no passado como parte do processo de firmar um acordo nuclear definitivo entre o Irã e seis potências globais. Tal acordo é esperado para 7 de julho. Autoridades ocidentais acreditam que o Irã trabalhou no desenvolvimento de armas nucleares no passado, o que Teerã nega.

Apesar das promessas de cooperar com a agência da ONU, o Irã tem adiado o momento de oferecer explicações sobre atividades no passado. A alegação é de que as evidências por trás das preocupações da AIEA são forjadas e que uma investigação aberta poderia prejudicar um acordo atual.

Impasse

Buscando sair do impasse, Amano viajou ao Irã nesta quinta-feira (2) para encontrar o presidente Hasan Rouhani e outras autoridades. Ele disse na sexta-feira (3) que a viagem abriu caminhos pela frente, mas que mais trabalho precisa ser feito.

A jornalistas neste sábado (4), Amano elogiou o “progresso” nas conversas com o Irã. “Com a cooperação do Irã, acredito que posso publicar um relatório até o final do ano com esclarecimentos sobre os problemas relatados a respeito de possíveis dimensões militares”, disse o diretor.

Não houve um comentário imediato de autoridades iranianas ou dos Estados Unidos sobre a fala de Amano.

A AIEA busca respostas para um conjunto de 12 questões levantadas em 2011 sobre os trabalhos nucleares do Irã no passado, baseadas em evidências que sugerem que o país estava desenvolvendo tecnologia para armas nucleares. A agência afirma que, apesar de cooperação promissora em novembro de 2013, o Irã até o momento endereçou apenas parcialmente duas dessas questões.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.