Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fuga

ONU informa mais de 53 mil refugiados em fronteira do Sudão

Organizações humanitárias temem que uma grande quantidade de pessoas tenham morrido, embora poucas mortes tenham sido confirmadas até agora

Mais de 53 mil pessoas fugiram dos combates, bombardeios e disparos de artilharia no Estado fronteiriço de Kordofan do Sul, no Sudão, disse a Organização das Nações Unidas.

O Exército do Sudão tem combatido tropas aliadas ao Sudão do Sul no Estado petrolífero desde 5 de junho. Organizações humanitárias temem que uma grande quantidade de pessoas tenham morrido, embora poucas mortes tenham sido confirmadas até agora.

O Sudão do Sul se tornará um Estado independente em 9 de julho.

Kordofan do Sul é um Estado do norte, mas analistas afirmam que ele abriga milhares de combatentes que lutaram contra Cartum na guerra civil.

O escritório da ONU para Assuntos de Coordenação Humanitária disse que seus parceiros informaram saques de bens humanitários e de estoques de emergência, além da presença de minas terrestres.

"Como a situação de segurança mostram, não há sinal de melhora. O número de civis desabrigados que estão em necessidade urgente de ajuda está crescendo, com informações não confirmadas de 53 mil desabrigados", disse o órgão em comunicado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.