Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pleito

ONU reage com cautela a anúncio de eleição em Mianmar

Secretário-geral da entidade fez apelo por eleições inclusivas, livres e limpas

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, reagiu com cautela nesta sexta-feira (13) ao anúncio da realização de eleições nacionais em Mianmar no dia 7 de novembro, pedindo à junta militar da antiga Birmânia que permita uma votação "livre e limpa".

Num texto cautelosamente redigido, o porta-voz Martin Nesirky disse que Ban "reitera seu apelo às autoridades de Mianmar para honrar seus compromissos publicamente declarados de realizar eleições inclusivas, livres e limpas, a fim de promover as perspectivas de paz, democracia e desenvolvimento para Mianmar."

Nesirky não citou a líder oposicionista Aung San Suu Kyi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz que vive sob prisão domiciliar, e cujo partido teve negado o registro eleitoral.

Espera-se que Suu Kyi seja libertada em 13 de novembro da prisão domiciliar, cerca de uma semana depois da votação. Na última eleição, em 1990, a sua Liga Nacional pela Democracia obteve ampla maioria, mas os militares ignoraram o resultado.

O porta-voz da ONU disse que Ban pediu "a libertação de todos os prisioneiros políticos restantes, sem demora, para que eles possam participar livremente da vida política no seu país."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.