Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
resolução

ONU "reconhece" decisão sobre independência de Kosovo

A Sérvia, da qual Kosovo se separou em fevereiro de 2008, havia proposto uma resolução em que alegava que "a secessão unilateral não é uma forma de emancipação nem de solução para disputas territoriais"

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou por aclamação nesta quinta-feira (9) uma resolução que "reconhece" decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) segundo a qual a declaração de independência de Kosovo é legal. A Sérvia, da qual Kosovo se separou em fevereiro de 2008, havia proposto uma resolução em que alegava que "a secessão unilateral não é uma forma de emancipação nem de solução para disputas territoriais". Porém, os termos foram rejeitados por Estados Unidos e países da União Europeia (UE), que reconheceram a independência.

A resolução adotada hoje foi resultado de um acordo firmado pelos 27 membros da UE junto à Sérvia e adotada por aclamação depois de um debate de duas horas e meia sobre onde Kosovo deveria estar representado na Assembleia Geral da ONU. A Sérvia considerou o texto aprovado hoje "neutro" com relação ao status de sua antiga província.

A Sérvia perdeu o controle de Kosovo em 1999, quando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) realizou uma campanha de bombardeios para deter uma ofensiva contra milicianos rebeldes de etnia albanesa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.