• Carregando...

Sergio Massa, da chapa de oposição, ampliou sua vantagem sobre o kirchnerista Martín Insaurralde para as eleições legislativas do próximo domingo no principal distrito eleitoral da Argentina, a província de Buenos Aires, com quase 9 pontos percentuais à frente, de acordo com pesquisa divulgada neste domingo.

Massa, prefeito de Tigre, cidade na província de Buenos Aires, cabeça de lista da chapa de oposição 'Frente Renovador', desponta como ganhador, com 42,7% de intenções de voto, acima do 34% de Insaurralde, candidato da governista 'Frente para a Victoria', segundo uma pesquisa de Federico González e Cecilia Valladares Consultores divulgada pelo jornal "Perfil".

A só uma semana das eleições, a pesquisa dá a Massa uma vantagem maior que as publicadas nos últimos dias pelos jornais "Clarín" e "La Nación", nas quais o ex-chefe de gabinete de Cristina e agora líder da oposição venceria com 7 e 8 pontos de diferença, respectivamente.

Mesmo assim, todos os dados registram uma tendência à polarização do voto entre os dois principais rivais e um triunfo de Massa mais amplo do que o alcançado nas primárias de 11 de agosto, quando se impôs com 34,9 % dos votos sobre 29,6% de Insaurralde.

Em terceiro e quarto lugar para a província de Buenos Aires, a pesquisa aponta Margarita Stolbizer, da 'Frente Progressista Cívico e Social' com 12,9% de intenções de voto, e o peronista dissidente Francisco de Narváez, com 5,2%.

A pesquisa entrevistou por telefone mil pessoas na sexta-feira em território portenho.

Nas primárias do agosto, a chapa governista 'Frente para a Vitória' perdeu nos principais distritos do país, mas se manteve como primeira força nacional com 28 % dos votos totais, muito longe dos 54% alcançados Cristina Kirchner nas eleições presidenciais de 2011.

Ao contrário da campanha eleitoral para as primárias, na qual Cristina desempenhou um papel de protagonista, a atual campanha foi marcada pela ausência forçosa da presidente, que se submeteu a uma neurocirurgia a qual foi submetida e no último dia 8 e que ainda a obriga a permanecer em repouso.

Nas eleições legislativas do dia 27, Argentina renovará a metade das 257 cadeiras de deputados e um terço dos 72 do Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]