• Carregando...
O ex-primeiro-ministro Donald Tusk cantou vitória na noite de domingo e disse que a oposição já tirou o Lei e Justiça do poder
O ex-primeiro-ministro Donald Tusk cantou vitória na noite de domingo e disse que a oposição já tirou o Lei e Justiça do poder| Foto: EFE/EPA/Piotr Nowak

A oposição centrista da Polônia informou nesta segunda-feira (16), um dia após as eleições parlamentares no país, que pretende começar as conversas para formar um governo ainda nesta semana, ainda que o partido conservador Lei e Justiça, atualmente no poder, tenha sido o mais votado.

Segundo informações da agência Reuters, o líder da aliança Terceira Via, Szymon Holownia, disse que os partidos da oposição começarão as conversas para formar uma coligação nos próximos dias e que o ex-primeiro-ministro Donald Tusk (2007-2014), líder da Coalizão Cívica, é o “candidato natural” para se tornar o novo premiê.

Com 90% das urnas apuradas, o Lei e Justiça, do atual primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, tem 36,1% dos votos, o que lhe daria 196 assentos na câmara baixa do Parlamento polonês, insuficiente para garantir a maioria de 231 cadeiras.

Já os partidos da oposição devem chegar a 249 assentos. O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse nesta segunda-feira que daria ao Lei e Justiça, por ser o partido mais votado, a primeira oportunidade de tentar formar uma coalizão para governar. Porém, a oposição já está cantando vitória.

“Sou político há muitos anos. Eu sou um atleta. Nunca na minha vida fiquei tão feliz em ficar, ao que parece, em segundo lugar. A Polônia venceu. A democracia venceu. Nós os tiramos do poder”, disse Tusk a apoiadores na noite de domingo.

Espera-se que as negociações entre os partidos demorem semanas. Jaroslaw Kaczynski, atual líder do Lei e Justiça, destacou que o seu partido venceu as eleições parlamentares pela terceira vez consecutiva, mas que está em aberto se conseguirá formar um governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]